Topo

Saco é um saco – pra cidade, pro planeta, pro futuro, pra você

Pense no seu compromisso com o planeta e reduza o seu consumo de sacolas plásticas.

Pense no seu compromisso com o planeta e reduza o seu consumo de sacolas plásticas.

A campanha Saco é um Saco é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e tem como objetivo reduzir o consumo das sacolas plásticas no Brasil, que hoje chega aos 12 bilhões de unidades por ano.

Produzir sacolas plásticas demanda extração e refino de petróleo que resultam em muitas emissões de gases tóxicos e impactos na flora e na fauna. Depois de usadas, elas poluem as águas, matam os animais que as ingerem, entopem bueiros – dificultando a drenagem das águas da chuva – e causam problemas nos aterros, como a impermeabilização dos solos e o revestimento de material orgânico que, na ausência de oxigênio, em vez de biodegradar, apodrece, gerando metano.

Recusar ou diminuir o consumo de sacolas plásticas, adotar uma sacola retornável ou outra alternativa são ações típicas do consumidor consciente.

Reduzir o consumo de sacolas plásticas é só o começo de uma sociedade mais sustentável.

Confira algumas dicas no cartaz abaixo.

CartazSacoeumsaco212x150

2 Comentários
  • GIVALDO JOSE DE AMORIM

    Acho que os poderes públicos municipais e estaduais deveriam procurar enchergar mais os plásticos que estão espalhados nas ruas, principalmente, nos terrenos baldios. Exigir de seus secretários ações e menos prestações de relatórios, que além de mascarar a realidade dos fatos, contribui com o uso desnecessário de recursos naturais (papéis) = madeira = árvores = desmatamento.

    18/07/2010 no 6:50 pm Responder
  • werner bazilio

    Ser sustentável é poder fazer do lixo um ato de amor ao próximo com a doação de tudo o que pode ser reaproveitado para doação a Cooperativas de reciclagem. Em nossa residência geramos apenas 5 kilos de lixo por mês, apenas com a implantação da Coleta Seletiva e coleta de óleo de cozinha usado, onde doamos ó óleo para a Ong Biobrás e os materiais recicláveis limpos e secos são encaminhados para a Cooperativa Vitória da Penha- fone: 2541-9298 – contato: Sr. Massao. Nossa arrecadação em 2010 foi de 740 toneladas de material reciclável limpo e seco, e nossa meta para 2012 será de arrecadar mais de 900 toneladas com o Projeto Lixo Zero. Todas as nossas ações são divulgadas no site: http://www.comunidadebancodoplaneta.com.br – basta pesquisar como Projeto Lixo Zero. Fazemos Coleta Seletiva em qualquer local da Zona Leste de São Paulo, inclusive em condomínios, empresas, comunidades e comércios em geral, e não apoiamos empresas que tenham interesse financeiro na separação do lixo, pois nossa ação é somente social e sem fins lucrativos, nossa meta é apenas geração de trabalho e renda para famílias carentes e catadores de rua – email: wbazilio@sabesp.com.br

    26/01/2012 no 1:48 pm Responder

Postar um Comentário