Topo

Rotas do escoamento de safra: de Maracaju a Paranaguá

Mesmo com os problemas climáticos do momento, os técnicos do Ministério da Agricultura acreditam que a safra 2013/2014 atinja a marca recorde de 200 milhões de toneladas. Por isso, as rotas que levam aos portos do país merecem atenção especial. O Porto de Paranaguá é o segundo mais importante do Brasil na exportação de grãos. Junto com o Porto de Antonina, ele é responsável pela exportação da produção não só do Paraná, mas de outros Estados brasileiros e de países da América Latina.

Umas das alternativas rodoviárias que levam até o porto, inclui a rota que começa na cidade de Maracaju (MS). A distância entre Maracaju e Paranaguá é de aproximadamente 1.039 km, estimando um tempo de mais de 13 horas de viagem. Os caminhoneiros que fazem o transporte de grãos e outros produtos por esse caminho podem utilizar as BRs 376,267 ou 163.

Indo pela BR-376, o motorista passa por municípios como Dourados, Paranavaí, Maringá, Apucarana, Ponta Grossa e Campo Largo, até chegar em Paranaguá (PR). No caminho pela BR-267, municípios como Rio Brilhante, Presidente Epitácio, Presidente Prudente e Londrina são as primeiras paisagens do motorista. Depois o caminho vai por Ponta Grossa e Campo Largo que levam a Paranaguá. Na BR-163, A rota passa por Dourados e Cianorte, até encontrar a BR-376 em Maringá e seguir a rota até Paranaguá.

Para os caminhoneiros que estiverem por Paranaguá, a cidade possui uma população com mais de 140.000 habitantes, com alguns pontos turísticos interessantes e um dos mais belos conjuntos arquitetônicos coloniais do Paraná. Algumas dicas como visitar a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres e o Farol das Conchas na Ilha do Mel, visitar a Ilha da Cotinga, a Catedral, o Colégio dos Jesuítas, o MAE – Museu de Arquivologia e Etnologia da UFPR, a Rua da Praia com seus belos casarões coloniais restaurados, são interessantes para depois das longas horas de viagem. No próprio Porto de Paranaguá, também é possível conferir os artefatos do Mercado Municipal, dançar o Fandango, dança típica do litoral paranaense e provar a deliciosa culinária paranaense como o barreado e o pirão de peixe.

Você conhece ou passa pela rota de Maracaju a Paranaguá, que tem como destino o Porto de Paranaguá? Então conte pra gente quais os maiores desafios e pontos turísticos que existem nesse trajeto.

Sem Comentários

Postar um Comentário