Topo

Rio quer aumentar formação de mulheres como motoristas de ônibus

Rio quer aumentar formação de mulheres como motoristas de ônibus

Faltam motoristas de ônibus no Estado do Rio de Janeiro. A informação é da Fetranspor (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Rio de Janeiro) que estima que o setor precise de três mil motoristas de ônibus a mais que o contingente que hoje trabalha na capital, em Niterói e em municípios da Baixada Fluminense. Segundo informações do Blog do Caminhoneiro, a falta de mão de obra qualificada e grande rotatividade de profissionais no setor são as principais causas para a escassez de profissionais.

As empresas irão apostar na formação de mais mulheres para a função. Hoje, elas representam 5% dos motoristas de ônibus que atuam no Estado, que são 40 mil. A meta, segundo a diretora da Universidade Corporativa do Transporte, ligada à Fetranspor, Ana Rosa Bonilauri, é formar duas mil novas condutoras de coletivos até o final do ano que vem.

Ana Rosa explica que, além de as empresas terem identificado nas mulheres o potencial para suprir a falta de pessoal qualificado, “o foco também está no cuidado que elas têm ao dirigir, na forma de atender, geralmente estas profissionais são reconhecidas por isso”.

O curso será gratuito e basta ter a carteira nacional de habilitação (CNH) categoria B e o mínimo de 21 anos para participar do programa de formação, que será oferecido por meio de uma parceria entre o Sest/Senat, a Federação das Empresas de Transporte e o Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ), por meio da Escola Pública de Trânsito (EPT), inaugurada na semana passada. A estrutura, localizada na Lapa, habilitará as mulheres, com ajuda de simuladores e aulas práticas, para a condução de transporte coletivo, que exige a CNH categoria D.

Fonte: Blog do Caminhoneiro

O Blog da Iveco é um canal aberto e direto para caminhoneiros, motoristas, frotistas, transportadores, jornalistas e apaixonados por caminhões leves e pesados. Aqui você encontra notícias, informações, dicas e promoções para o seu dia-a-dia. Pelo 3º ano, a Iveco concorre ao Prêmio TopBlog e precisa do seu voto. Vote agora com o seu e-mail e Facebook.

Rede Comunicação