
Rio quer aumentar formação de mulheres como motoristas de ônibus
Faltam motoristas de ônibus no Estado do Rio de Janeiro. A informação é da Fetranspor (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Rio de Janeiro) que estima que o setor precise de três mil motoristas de ônibus a mais que o contingente que hoje trabalha na capital, em Niterói e em municípios da Baixada Fluminense. Segundo informações do Blog do Caminhoneiro, a falta de mão de obra qualificada e grande rotatividade de profissionais no setor são as principais causas para a escassez de profissionais.
As empresas irão apostar na formação de mais mulheres para a função. Hoje, elas representam 5% dos motoristas de ônibus que atuam no Estado, que são 40 mil. A meta, segundo a diretora da Universidade Corporativa do Transporte, ligada à Fetranspor, Ana Rosa Bonilauri, é formar duas mil novas condutoras de coletivos até o final do ano que vem.
Ana Rosa explica que, além de as empresas terem identificado nas mulheres o potencial para suprir a falta de pessoal qualificado, “o foco também está no cuidado que elas têm ao dirigir, na forma de atender, geralmente estas profissionais são reconhecidas por isso”.
O curso será gratuito e basta ter a carteira nacional de habilitação (CNH) categoria B e o mínimo de 21 anos para participar do programa de formação, que será oferecido por meio de uma parceria entre o Sest/Senat, a Federação das Empresas de Transporte e o Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ), por meio da Escola Pública de Trânsito (EPT), inaugurada na semana passada. A estrutura, localizada na Lapa, habilitará as mulheres, com ajuda de simuladores e aulas práticas, para a condução de transporte coletivo, que exige a CNH categoria D.
Fonte: Blog do Caminhoneiro
O Blog da Iveco é um canal aberto e direto para caminhoneiros, motoristas, frotistas, transportadores, jornalistas e apaixonados por caminhões leves e pesados. Aqui você encontra notícias, informações, dicas e promoções para o seu dia-a-dia. Pelo 3º ano, a Iveco concorre ao Prêmio TopBlog e precisa do seu voto. Vote agora com o seu e-mail e Facebook.