Topo

Resfriado, gripe ou dengue?

Resfriado, gripe ou dengue?

Febre, dor de cabeça, dor muscular, cansaço. Gripe? Resfriado? Dengue? Os sinais são semelhantes e muitas vezes podem confundir, por isso o Blog da Iveco decidiu explicar a diferença entre as três doenças. Vale lembrar que procurar um médico para um diagnóstico é a melhor opção.

Os sintomas de qualquer doença podem ser mais ou menos severos, pois dependem da imunidade da pessoa, da idade e da exposição prévia ao vírus – no caso da dengue, se o paciente já teve contato com o tipo 1, pode apresentar sintomas mais fortes ao pegar algum dos outros três.

Resfriado
Muito comum nesta época do ano, o resfriado atinge principalmente as vias aéreas superiores, como o nariz, faringe e laringe, e raramente dá febre – quando há, é baixa. O resfriado é causado pelos rinovírus e outros cinco grupos.

Gripe
A gripe comum pode acometer as vias aéreas inferiores: traqueia e pulmões, onde ficam os brônquios, bronquíolos e alvéolos. A gripe é transmitida pelos vírus influenza A, B ou C. A cada vez que um indivíduo é exposto a um tipo de vírus, fica imunizado, mas o problema é que esses micro-organismos sofrem mutações muito rapidamente, o que pode fazer com que uma pessoa tenha gripe ou resfriado centenas de vezes ao longo da vida. É difícil diferenciar os sintomas da gripe comum e da suína, a A (H1N1), pois elas são provocadas por diferentes subtipos de influenza. Atualmente, a melhor forma de se prevenir contra a gripe é tomar a vacina anual, que protege contra os três tipos de influenza que mais circularam no ano anterior: desta vez, são o A (H1N1), o A (H3N2) e o B.

Dengue
Já a dengue manifesta sintomas pelo corpo todo, mas não há comprometimento respiratório, como tosse, dor de garganta, coriza e catarro. Durante os meses mais frios, porém, o número de vítimas da dengue costuma diminuir, pois o mosquito transmissor Aedes aegypti precisa de calor e umidade para se proliferar.

Fonte: portal G1

Rede Comunicação
Nenhum comentário

Postar um comentário