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Refrigerante pode interferir na pressão arterial

Refrigerante pode interferir na pressão arterial

Muitas vezes com a rotina corrida nas estradas fica difícil cuidar da alimentação. Alguns cuidados simples podem ser adotados, como o corte de alguns alimentos que são vilões da saúde. O refrigerante é um deles e não é de hoje que ele é associado a obesidade, diabetes e maior risco de doença cardíaca. Por isso, talvez seja importante começar a discutir de forma mais direta com as crianças e jovens, principalmente, a importância de diminuir o consumo de refrigerantes e outras bebidas adoçadas e, preferir água e sucos naturais.

Um grande estudo de revisão publicado no American Journal of Cardiology, que levantou dados de cerca de 400 mil pessoas, avaliadas em 12 pesquisas anteriores, concluiu que beber refrigerantes com frequência pode levar a um aumento da pressão arterial, até mesmo em adolescentes. O trabalho foi realizado por pesquisadores do Griffin Hospital, em Derby (Connecticut), nos Estados Unidos e foi veiculado pelo jornal inglês Daily Mail.

Todos os trabalhos apontaram uma correlação importante entre ingerir bebidas adoçadas (sucos, refrigerantes e energéticos) com um maior risco de hipertensão arterial, que é hoje um dos principais fatores de risco para doenças cardíacas e AVCs (derrames). Pessoas que tomam essas bebidas têm de 26% a 70% mais chance de ter níveis elevados de pressão arterial. Entre adolescentes que bebem 3 refrigerantes por dia, essa chance chega a ser 87% mais elevada.

As hipóteses mais prováveis para essa associação são um aumento do consumo de sódio (sal) com esses refrigerantes ou, ainda, uma redução dos níveis de óxido nítrico, o que que aumentaria a a vasoconstricção no organismo (vasos sanguineos ficam mais “fechados”). Os dois mecanismos poderiam elevar a pressão arterial.

Vale lembrar que para os caminhoneiros, que sempre possuem um rotina itinerante com um tempo prolongado na estrada, é importante não exagerar e sempre organizar a rotina alimentar fazendo três refeições principais e três lanches intermediários. A água também é uma boa aliada na hidratação e uma forma saudável de substituir o refrigerante.

Com informações de Blog do Jairo Bouer

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