Top

Redobre a atenção com os faróis do seu veículo

Redobre a atenção com os faróis do seu veículo

Algumas pessoas não dão a devida importância aos faróis ao conduzirem seu veículo. Quando o assunto é segurança ao volante, o bom estado dos faróis e a conservação das lâmpadas utilizadas devem ser preocupações indispensáveis para os motoristas. O sistema de iluminação de um veículo é o que permite que ele veja e seja visto pelos demais motoristas, por isso é tão importante.

Os motoristas devem obedecer algumas determinações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB):

  • Manter acesos os faróis do veículo, utilizando luz baixa, durante a noite e durante o dia nos túneis providos de iluminação pública;
  • Nas vias não iluminadas, o condutor deve usar luz alta, exceto ao cruzar com outro veículo ou ao segui-lo;
  • A troca de luz baixa e alta, de forma intermitente e por curto período de tempo, com o objetivo de advertir outros motoristas, só poderá ser utilizada para indicar a intenção de ultrapassar o veículo que segue à frente ou para indicar a existência de risco à segurança para os veículos que circulam no sentido contrário;
  • Manter acesas pelo menos as luzes de posição do veículo quando sob chuva forte, neblina ou cerração;
  • Os veículos de transporte coletivo regular de passageiros, quando circularem em faixas próprias a eles destinadas, e os ciclos motorizados deverão utilizar-se de farol de luz baixa durante o dia e à noite.

Os motoristas que descumprirem essas normas estarão sujeitos a penalidades que a CTB impõe para quem faz mau uso das luzes, entre elas:

Graves: quando transitar com o farol desregulado ou com o facho de luz alta de forma a perturbar a visão de outro condutor.
Leves: quando fizer uso do facho de luz alta dos faróis em vias providas de iluminação pública.

Por isso, antes de pegar a estrada, verifique o funcionamento das luzes do seu veículo!

Rede Comunicação