Topo

Rede social reconecta vizinhos e promove trocas locais

Há quanto tempo você não fala com o seu vizinho? Lembra-se da última vez em que precisou de um martelo ou outro objeto emprestado e ele estava lá para atende-lo? Ou de quando alguém bateu na sua porta em busca de ajuda?

Se esse tipo de relação não existe na sua vizinhança, é sinal de que algo valioso, praticado naturalmente pelas gerações anteriores, se perdeu: o senso de comunidade.

Pois nos Estados Unidos, uma rede social chamada Nextdoor quer reunir, virtualmente, pessoas que vivem próximas e que mantém pouco contato ou, até, nem se conhecem. O objetivo? Promover intercâmbio de ajudas ou serviços, além de ideias sobre a sua região. Se a tecnologia é uma das responsáveis por quebrar as barreiras sociais hoje, este site pretende reconectá-las e valorizá-las.

A rede social Nextdoor tem usuários reunidos em mais de 5.500 comunidades

Para participar, pelo menos dez vizinhos devem se cadastrar na rede com seus endereços reais – que são mantidos em privacidade – e dar um nome à sua comunidade online. Aí, é só começar a usar os recursos, que incluem um fórum aberto, eventos, área de venda, compra e troca, mural de recomendações e alertas (que chegam aos vizinhos por mensagem de texto).

Em um ano em que está no ar, o Nextdoor tem usuários reunidos em mais de 5.500 comunidades, espalhadas por 50 estados americanos, que trocam mais de 300 mil mensagens a cada dia. Nessas mensagens os usuários falam sobre frutas cultivadas em seus jardins, resgatam animais perdidos, convidam uns aos ouros para festas, emprestam churrasqueiras e, até, investigam possível envenenamento da água ou até a presença de suspeitos pelas redondezas.

Enquanto a rede não chega por aqui, que tal tentar encontrar a melhor forma de se reconectar com seus vizinhos?

Fonte: Blog da Redação, por Débora Spitzcovsky

Sem Comentários

Postar um Comentário