Top

Qual é o seu carma profissional?

Qual é o seu carma profissional?

professional

O Blog da Iveco segue com a sua série e matérias com dicas profissionais para aqueles que irão traçar um novo futuro profissional com o programa Start! (Saiba mais aqui).

O que é carma?

Carma é uma palavrinha muito reverenciada (por uns poucos especialistas) e razoavelmente mal interpretada pelos leigos em geral – inclusive eu, que sempre a utilizei como sinônimo de “destino”. Quando eu encontrava alguém pegajoso, que não largava do meu pé e passava o dia inteiro me azucrinando, eu dizia: “Fulano é o meu carma”. Quer dizer, em minha percepção, um poder superior e sobrenatural havia decidido que eu deveria pagar por algo que não fiz.

E a sutil diferença está nessa última frase “pagar por algo que não fiz”. Carma significa exatamente o contrário: “pagar por algo que se fez”. Em sua distante origem – no sânscrito, uma língua ancestral já extinta -, carma quer dizer “ação”. Ou, por extenso, “tudo o que nos acontece é algo que fizemos”.

O nosso carma, então, não é um aleatório jogo de sorte e azar: é uma simples questão de causa e efeito. Tudo o que está acontecendo agora é o resultado direto das decisões que tomamos no passado, mesmo que não nos lembremos delas, ou que, na época, as tenhamos considerado irrelevantes.

No Balanço Pessoal da maioria das pessoas, carma é “como alguém pode ajudar”. Ou seja, seriam créditos contabilizados na coluna “Recebimentos de Curto Prazo”. Na verdade, carma é “como eu posso ajudar alguém”, e é lançado em “Investimento de Longo Prazo”. Uma contabilidade, como se percebe todos os dias, fácil de entender, mas difícil de praticar.

Fonte: texto de Max Gehringer para uma edição especial sobre carreira da Você S/A.

Rede Comunicação