Topo

Programa de Sustentação dos Investimentos já está em vigor

O Programa de Sustentação dos Investimentos (PSI), linha de financiamento subsidiado para bens de capital operada, começou a valer. No último dia 24 de janeiro, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a portaria do Ministério da Fazenda que autoriza o pagamento de equalização de encargos financeiros do PSI e, paralelamente, oficializa as condições de financiamento.

As condições de 2014 foram anunciadas pelo presidente do BNDES, Luciano Coutinho, em 11 de dezembro, e deveriam começar a valer a partir de 1º de janeiro. Ano a ano, a oficialização da renovação do PSI depende da publicação de portaria da Fazenda e, em geral, demora alguns dias. Enquanto a portaria não é publicada, os empréstimos, que têm aprovação automática no BNDES e são repassados por outros bancos, ficam represados. Agora, as empresas fabricantes de bens de capital (máquinas e equipamentos, caminhões, ônibus, tratores etc.) terão de correr contra o tempo.

O PSI foi lançado em junho de 2009, no auge da crise internacional, para amenizar o impacto da turbulência externa sobre a indústria nacional. Desde então, o programa é, sucessivamente, prorrogado. Com a renovação para 2014, o PSI entrou na quinta versão. A renovação foi comemorada pelo setor produtivo, apesar da elevação nas taxas de juros.

Fonte: Blog do Caminhoneiro

Sem Comentários

Postar um Comentário