Topo

Pratique a sustentabilidade na volta às aulas

Na primeira semana de fevereiro já começa o ano letivo em algumas escolas brasileiras e essa pode ser uma ótima época para colocar em prática hábitos mais sustentáveis. Abaixo, listamos dez dicas para você diminuir o impacto sobre o meio ambiente e ainda colaborar com a educação sustentável do seu filho:

1. Reutilize materiais escolares do ano passado. Se a sua borracha ou caneta, por exemplo, estão com condições de serem usados, deixe para comprar novos quando estes acabarem. Lembre-se também de não rabiscar seus materiais, pois assim eles podem ser reaproveitados por mais tempo.

2. Na hora de comprar os livros, opte pelos sebos ou troque com os colegas das outras séries. Uma boa ideia pode ser organizar junto com a sua escola um bazar para a troca desses livros e até mesmo de outros materiais como mochilas, uniformes, lancheiras.

3. Quando for comprar materiais como caderno, procure pelos feitos com material reciclado ou que tenham certificação verde. Se o seu do ano passado foi pouco utilizado, faça somente uma nova capa personalizada e assim você poderá reutilizá-lo.

4. Lembre-se de comprar somente o necessário e dê preferência aos produtos que sejam embalados com o mínimo de papel ou plástico.

5. Se você mora perto da escola, que tal ir caminhando? Mas se a escola é longe, opte pelos transportes escolares coletivos, pela carona ou pelo transporte público.

6. Leve a sua garrafa de água para evitar o uso de copos plásticos. E se você leva o seu lanche de casa, evite usar papel alumínio, saquinhos plástico ou outro material descartável. Dê preferência aos recipientes reutilizáveis.

7. Procure reutilizar papel para os trabalhos escolares e se possível imprima ou escreva na frente e no verso do papel. Lembre-se de guardar embalagens de papelão, papeis coloridos, caixas de ovos e outros artigos que possam ser usados nas aulas de artes ou para projetos de maquetes, por exemplo.

8. Cuide dos produtos duráveis, como as mochilas e os estojos de lápis, pois assim você ajuda a reduzir a quantidade de artigos estragados que são jogados fora a cada ano.

9. Que tal conversar com a coordenação da sua escola ou faculdade para que ela ofereça cursos sobre o cuidado com o meio ambiente? Você também pode sugerir campanhas de reciclagem, entre outros.

10. Compartilhe com seus amigos as dicas verdes. Assim serão mais pessoas ajudando a cuidar do planeta!

Com informações de Natura Ekos e Eco Desenvolvimento.

O Blog da Iveco é um canal aberto e direto para caminhoneiros, motoristas, frotistas, transportadores, jornalistas e apaixonados por caminhões leves e pesados. Aqui você encontra notícias, informações, dicas e promoções para o seu dia-a-dia. Pelo 3º ano, a Iveco concorre ao Prêmio TopBlog e precisa do seu voto. Vote agora com o seu e-mail e Facebook.

Sem Comentários

Postar um Comentário