Topo

Porto de Santos utiliza WhatsApp para liberar caminhões

Para agilizar a recepção dos caminhões no Terminal de Contêineres (Tecon) do Porto de Santos, a Santos Brasil, arrendatária da instalação, apostou em tecnologia e incorporou o aplicativo de mensagens WhatsApp a suas operações. Como resultado, o tempo para o veículo conseguir entrar no Tecon caiu até 81%. O projeto foi implantado há cerca de três semanas.

A inovação foi possível com a implantação de um sistema automatizado em seus gates(portões) operacionais, por onde passam cerca de 2 mil caminhões por dia. Esses novos equipamentos contam com cancelas que liberamos veículos automaticamente, assim que chegam aos portões.

O acesso é autorizado devido ao programa de identificação instalado nos gates. Eles contam com câmeras que reconhecem automaticamente as placas dos veículos agendados para retirar ou deixar uma carga no Tecon. De acordo com a empresa, caso essa leitura seja dificultada (às vezes, há lama ou poeira sobre a placa), os motoristas podem acessar o terminal mostrando o código gráfico (QR Code) que recebem.

É nesta etapa em que a Santos Brasil passou a utilizar o WhatsApp. Como a operadora já tem relacionados e agendados os veículos que entrarão no terminal, ela envia à respectiva transportadora o código de acesso, para que seja repassado ao motorista. O QR Code pode ser entregue impresso ou, se o caminhoneiro tiver um smartphone, ele recebe a imagem do código a través do aplicativo.

Basta colocara tela do telefone celular, mostrando a imagem codificada, em frente ao leitor digital do gate, para o veículo ser liberado. O sistema automatizado do portão ainda imprime e entrega ao motorista um ticket indicando o local do terminal onde ocorrerá o carregamento ou a descarga. Em todo esse processo, o motorista não precisa sair da cabine do veículo. Principal terminal de contêineres do Porto de Santos, o Tecon fica na Margem Esquerda do complexo portuário, em Guarujá.

Fonte: A Tribuna

Sem Comentários

Postar um Comentário