Topo

Porto de Santos testa sistema que evita filas

Mesmo com o crescimento da exportação, os Portos de Paranaguá e Santos não registraram filas este ano. No caso de Santos, deixar para trás uma história de congestionamentos é uma novidade. As pistas tranquilas nem parecem da rodovia que recebeu a última safra. No ano passado, a fila de caminhões para descarregar no Porto de Santos era imensa. Chegou a passar de 50 quilômetros.

A mudança se deve principalmente a uma nova forma de chegada da carga. Desde janeiro desse ano a data para descarregar no terminal é agendada pela internet. Quem chega antes espera em um dos pátios de triagem. São três pátios, com duas mil vagas ao todo. A ideia é não parar nas estradas e seguir em direção ao terminal só quando tiver a liberação.

O grande teste para a medida foi entre os meses de março e abril, quando, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, foi registrado o pico do escoamento da safra de grãos. “O processo funcionou muito bem este ano, ainda com um sistema preliminar, que é um sistema só de controle de agendamentos. A partir deste ano a gente começa a implementar o sistema definitivo, que chama portolog, que vai ter muito mais automação. Nós vamos conseguir, inclusive, acompanhar onde o caminhão está, da saída da fazenda até o porto”, explica Angelino Caputo, presidente da Codesp. O Porto de Paranaguá já faz o agendamento eletrônico desde 2011.

Fonte: Globo Rural

Sem Comentários

Postar um Comentário