Topo

Plástico que se desmancha quando exposto à luz: sim, é possível

Pesquisadores americanos descobriram uma espécie de plástico biodegradável, que pode ser reduzido à moléculas quando exposto em uma fonte de luz específica. Normalmente, compostos plásticos demoram centenas de anos para se decompor, gerando uma série de problemas ambientais como o chorume, líquido que escorre da fragmentação do material e é altamente tóxico.

O estudo, feito por cientistas da Universidade da Dakota do Norte, usou um composto a base de frutose (proteína encontrada em frutas) para criar uma solução de moléculas, que então foram convertidas em um polímero, que é uma espécie de plástico. Posteriormente, ao expor o plástico a uma fonte de luz ultravioleta por três horas, os pesquisadores conseguiram degradar o polímero, reduzindo-o de volta a solução de moléculas que havia o originado.

Os pesquisadores afirmam que ainda são necessários mais testes para testar a durabilidade e a força dos potenciais plásticos derivados do composto de frutose antes de começar a venda desses produtos. Nos próximos dois anos, o grupo irá examinar como o processo pode funcionar com plásticos usados em carros e eletrônicos, alguns dos polímeros mais consumidos atualmente.

Fonte: Planeta Sustentável

Sem Comentários

Postar um Comentário