Topo

Planos de saúde fecham acordo com governo para atendimento na Copa

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e o Ministério a Saúde assinaram um termo de cooperação com as operadoras de plano de saúde para integrar o atendimento durante a Copa do Mundo. De acordo com o termo, as operadoras estarão à disposição dos serviços de saúde pública para orientar – nos casos em que houver cobertura – para onde os conveniados podem ser transferidos em uma situação de urgência.

Atualmente, caso um paciente com plano de saúde seja encaminhado para um atendimento público de emergência, ele precisa acionar o plano de saúde para ser transferido, e somente se o seu plano tiver o tipo de cobertura que atenda ao problema.

A cooperação, de acordo com a portaria que a instituiu, valerá entre os dias 12 de junho e 13 de julho de 2014. Nesse período, as operadoras de plano de saúde deixarão uma linha telefônica exclusiva para atender ao Centro de Regulação Pública, que define para onde os pacientes são encaminhados.

Nessa linha telefônica, o operador do plano de saúde deverá informar qual é a situação do convênio do paciente, se há cobertura para os serviços dos quais necessita e quais são os hospitais credenciados para onde ele possa ser encaminhado.

Também foi definido que, até 26 de maio, as operadoras disponibilizarão à ANS a grade de referência dos hospitais de urgência e emergência, com o perfil de suas respectivas unidades, para que essas informações já estejam à disposição do Centro de Regulação Pública.

O primeiro atendimento e a estabilização da situação do paciente, se necessário, continuarão sendo feitas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ou pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O paciente só será removido quando não houver mais riscos para a sua saúde.

Esse serviço será disponibilizado, nesse primeiro momento, para pessoas que necessitarem de atendimento nos estádios ou áreas próximas. A ideia, no entanto, é tornar essa integração permanente, para todos os atendimentos, mesmo depois da Copa do Mundo.

Fonte: G1

Sem Comentários

Postar um Comentário