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Pedágio para caminhões: como é feito o cálculo

Segundo a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), há concessões rodoviárias em 21 trechos diferentes no Brasil, o que soma mais de 100 praças de pedágio em todo o território brasileiro. Os cálculos das tarifas de pedágio são feitos através do conceito de tarifa quilométrica, o que significa que existe um valor fixo por quilômetro multiplicado pelo trecho de cobertura da praça e que vai variar de acordo com a rodovia e o tipo de veículo.

Esse cálculo divide as rodovias em três categorias:

– sistema rodoviário – rodovias paralelas, ambas com pista dupla;

– estradas de pista dupla – com canteiro central, barreira física ou visual;

– estrada de pista simples – uma faixa por sentido.

Sendo assim, os veículos de dois eixos, como caminhões leves e caminhão trator de dois eixos, terão a tarifa multiplicada por 2.

 

Os veículos de três eixos, como caminhões trator e caminhões trator com semirreboque, terão a tarifa multiplicada por 3.

 

Caminhões com reboque e caminhões trator com semirreboque e quatro eixos terão a tarifa multiplicada por 4.

 

Ou seja, a quantidade de eixos do veículo implica diretamente no cálculo do pedágio que seu bruto irá pagar.

Ficou alguma dúvida ou tem alguma observação? Conte pra gente nos comentários!

 

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