Topo

Paulistas participam de disputa para economizar água

Nada como uma competição saudável para incentivar hábitos sustentáveis. Moradores da cidade de São Roque, interior de São Paulo, participaram de uma iniciativa que desafiava a população a economizar água. Com o nome “Disputa de Casas”, a ação era promovida pela Sagarana Comunicação e pelo Sabesp.

A  brincadeira convidou os são-roquenses a poupar a maior quantidade possível de água, durante os meses de julho e agosto. Quem conseguisse diminuir a média de consumo do recurso na residência, ganhava a competição.

Muita gente saiu vitorioso: 81% dos participantes reduziram a pegada hídrica de suas casas, em comparação com o ano anterior. Juntos, eles conseguiram economizar 780 mil litros de água – quantidade suficiente para suprir o consumo das 90 residências por 2,5 anos, de acordo com os organizadores da brincadeira.

A moradora Sandra Rita Tagliassachi foi a que mais economizou água em casa – e, consequentemente, dinheiro -, sendo a primeira colocada da competição. Ela conseguiu reduzir em 74% seu consumo hídrico nos meses de julho e agosto.

Mas o melhor é que todos os são-roquenses terminaram a Disputa de Casas muito mais conscientes a respeito da importância de economizar água e determinados a adotar, definitivamente, os novos hábitos de consumo. Isso porque durante toda a brincadeira, os participantes passaram por um processo de reeducação, que incluiu eventos educativos, como workshops, e a entrega de cartilhas motivacionais.

Em 2012, moradores e funcionários de prédios do bairro de Moema, em São Paulo, passaram por uma experiência parecida: a Disputa de Condomínios, que conseguiu economizar 2 milhões de litros de água. Para 2014, os planos são levar a Disputa de Casas para a capital paulista e, ainda, lançar a Disputa de Colégios.

Fonte: Planeta Sustentável

O Blog da Iveco é um canal aberto e direto para caminhoneiros, motoristas, frotistas, transportadores, jornalistas e apaixonados por caminhões leves e pesados. Aqui você encontra notícias, informações, dicas e promoções para o seu dia-a-dia. Pelo 3º ano, a Iveco concorre ao Prêmio TopBlog e precisa do seu voto. Vote agora com o seu e-mail e Facebook.

Sem Comentários

Postar um Comentário