Topo

Para ser caminhoneiro, o que é preciso?

Rodar por essas estradas Brasil afora é o sonho de muita gente por aí. Mas, mais que vontade, é preciso ter muita força e paixão para ser caminhoneiro. E, como em toda profissão, alguns requisitos são necessários para se dar bem na boleia e na direção.

As dicas são para quem pretende iniciar na profissão, mas para quem já tá cansado de saber as especificações para ser caminhoneiro, vale a leitura como lembrança e até para conferir se está tudo certinho, né? Vamos lá.

Primeiro, a carteira de habilitação: é preciso ser habilitado na categoria C e, em alguns casos, na categoria E (para veículos maiores com articulação).

O primeiro pré-requisito para exercer a profissão é ter uma Carteira de Habilitação Nacional (CNH) da categoria “C” e, em alguns casos, categoria “E” – para conduzir caminhões maiores com articulação. Mas não é só isso. Você precisa ter um tempo certo de habilitação:

– categoria C: estar habilitado por, no mínimo, há um ano na categoria B;

– categoria D: estar habilitado há dois anos na categoria B ou já um ano na C e ter 21 anos completos;

– categoria E: estar habilitado há um ano na categoria C ou na D e também ter 21 anos;

– se a CNH D foi obtida a partir da C, nem é preciso esperar o prazo de um ano: dá para ir da categoria D para a E direto.

Lembrando que para realizar o processo de mudança da CNH, ela deve estar em situação regular, sem nenhuma infração grave ou gravíssima, e sem reincidente em infrações médias no último ano. Mas como solicitar essa mudança? Você vai precisar ir até o Departamento de Trânsito (DETRAN) mais próximo, agendar um horário e:

– fazer a coleta biométrica (assinatura, foto e digitais), apresentando o protocolo de agendamento, os originais e cópias do RG, CPF e comprovante de endereço.

– passar pelo exame médico e pela avaliação psicológica (é necessário informar ao médico que você exercerá atividade remunerada na área, para que a observação conste no documento);

– participar de 20 horas de aulas práticas de direção veicular;

– fazer e obter aprovação na prova prática de direção veicular.

Lembrando que todos os testes devem ser feitos em qualquer autoescola autorizada pelo Detran.

Feito tudo isso, agora você vai precisar de um curso especializado. Isso mesmo! Um curso que vai te auxiliar na capacitação de acordo com o ramo que escolher atuar. O curso é oferecido em escolas autorizadas pelo Detran. Lá, você vai se informar e especializar.

E então: pronto para dirigir seu bruto?

Sem Comentários

Postar um Comentário