Topo

Para amenizar o calor plante árvores

Com os altos índices de temperatura que as cidades brasileiras vêm marcando nos últimos dias, todo mundo tem procurado as melhores maneiras para amenizar o calor. Vale água de coco, água normal, sorvete e até mesmo a sombra de uma árvore, que pode ser muito refrescante.

Para quem não sabe, as árvores desempenham um papel fundamental na redução do ‘efeito de ilha de calor’ nas áreas urbanas. A temperatura nas cidades geralmente é mais elevada do que no campo, por dois motivos principais: por um lado, pela concentração de fontes de calor e, por outro, pelas propriedades térmicas dos materiais das construções, que facilitam a acumulação de calor.

No verão então, o ambiente urbano fica particularmente desagradável. A boa notícia é que as árvores têm uma poderosa capacidade de, através da sua sombra e da evapotranspiração, que libera a umidade no ar, amenizar este efeito dessa ilha de calor. “As árvores captam a água do subsolo pelas raízes e a evaporam por meio de estruturas microscópicas localizadas nas folhas”, afirma o biólogo Magno Castelo Branco, da ONG Iniciativa Verde.

Indiretamente, elas também contribuem para amenizar o clima do planeta ao reduzir o uso de energia. “Em lugares com adensamento e concentração de árvores, você tem uma exigência menor de ar-condicionado nos meses quentes”, afirma o biólogo. Como os processos de geração de energia em geral liberam gases do efeito estufa, ao proporcionar a redução do consumo de energia, as árvores afetam positivamente o clima da Terra.

Que tal você colaborar plantando uma árvore? Faça a sua parte e colabore com o nosso planeta.

Com informações de Planeta Sustentável e Econsigo

Sem Comentários

Postar um Comentário