Topo

Obesidade: sedentarismo e má alimentação nas estradas são os vilões dos caminhoneiros

Uma pesquisa realizada pela Fundação Adolpho Bósio de Educação no Trânsito (Fabet) constatou que mais de 70% dos caminhoneiros sofrem de obesidade, uma doença crônica caracterizada pelo excesso de gordura corporal.

O estudo feito com 314 alunos do Programa Caminhão Escola mostrou que a maior parte dos profissionais possui circunferência abdominal maior que a considerada razoável (102 cm), além de glicemia e pressão arterial acima do normal, o que predispõe ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares e digestivas, problemas respiratórios, osteoartrite (degeneração da cartilagem das articulações) e diabetes. A causa é clara: maus hábitos alimentares, sedentarismo e consumo de bebidas alcoólicas e tabaco.

Para perder peso de forma saudável, os caminhoneiros devem promover uma reeducação alimentar, incluindo frutas, legumes e carnes magras, evitando o excesso de frituras e doces e diminuindo as porções de cada refeição. O recomendado para um homem adulto é o consumo de 1500 a 1800 calorias por dia. Além disso, sempre que possível, é importante realizar atividades físicas. Para quem vive nas estradas, essa meta pode ser um pouco mais complicada. Uma sugestão é iniciar o programa de exercícios com uma caminhada de 30 minutos, dividida em três sessões de 10 minutos ao longo do dia.

Fonte:  cargapesada.com.br/ www.minhavida.com.br/

3 Comentários
  • katia kelly santiago queiroz

    SUPER INTERESSANTE O INFORMATIVO, PARA OS NOSSOS CLIENTES IREMOS RECOMENDAR O BLOG DA IVECO , POIS É EXTREMAMENTE EFICAZ E SUGESTIVO , HÁ DIVERSAS INFORMAÇOES E ATUALIZAÇÕES, ESTAMOS ATENTOS!!!!!!

    11/09/2012 no 10:34 am Responder
    • Iveco Brasil

      Olá, Kátia.
      Obrigado pelas palavras. Continue conferindo nossos conteúdos e fique de olho nas novidades.
      Abraços,
      Iveco

      11/09/2012 no 12:50 pm Responder
  • Debora Delpine

    Sobre os problema da obesidade existe um ótimo documentário que chama-se O Peso da Nação, no meu blog Emagrecer com Saúde é Fácil, deixo um link direto para este premiado filme da HBO, vejam em http://emagrecercomsaudeefacil.blogspot.com.br/2012/09/o-peso-de-uma-nacao-conforme-prometido.html
    O filme aborda o problema grave e urgente que serve de alerta ao Brasil sobre o risco que representa para o futuro do país a obesidade

    12/09/2012 no 7:42 pm Responder

Postar um Comentário