Topo

Obesidade pode ser sinal de diabetes

Obesidade pode ser sinal de diabetes

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, 347 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com algum tipo de diabetes. A doença é considerada traiçoeira por muitos médicos, já que não apresenta sintomas no início. Dessa forma, grande parte dos doentes não seguem quaisquer tratamentos e não fazem o controle adequado da doença.

A genética e a obesidade são os principais fatores para o desenvolvimento dessa doença, que prejudica o trabalho do pâncreas. Endocrinologistas explicam que mesmo, sendo magro, uma pessoa pode desenvolver a doença, por isso, é preciso tomar cuidado com os hábitos de vida e com o controle do peso.

Segundo os especialistas, o diagnóstico de diabetes acontece quando o nível de açúcar no sangue está acima de 126 mg/dl. Se estiver em até 100 mg/dl, está no nível normal; entre 100 mg/dl e 126 mg/dl, significa um quadro de pré-diabetes que ainda pode ser reversível.

Para avaliar esses níveis, o paciente pode fazer alguns exames – o de glicemia, que tira sangue da ponta do dedo e pode ser feito em um laboratório; o de tolerância a glicose, em que ele toma uma grande quantidade de açúcar e avalia o nível no sangue depois; e o de hemoglobina glicada, que mede quantos glóbulos vermelhos estavam com excesso de açúcar no sangue nos últimos 3 meses.

Apesar de todos os exames avaliarem a quantidade de açúcar no organismo do paciente, essa não é a principal causa da doença. De acordo com uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Diabetes, 87% das pessoas acreditam que a diabetes é causada por uma dieta com muito açúcar. No entanto, como alertaram os endocrinologistas, a doença pode ser gerada pela obesidade, para a qual não só o excesso de açúcar contribui, como também a predisposição genética.

De acordo com a mesma pesquisa, 28% dos entrevistados disseram que a doença pode ser evitada com a prática de atividade física, o que faz sentido já que o exercício é um fator importante na prevenção da obesidade.

Fonte: site Bem-estar

O Blog da Iveco é um canal aberto e direto para caminhoneiros, motoristas, frotistas, transportadores, jornalistas e apaixonados por caminhões leves e pesados. Aqui você encontra notícias, informações, dicas e promoções para o seu dia-a-dia. Pelo 3º ano, a Iveco concorre ao Prêmio TopBlog e precisa do seu voto. Vote agora com o seu e-mail e Facebook.

Iveco Brasil
Nenhum comentário

Postar um comentário