Topo

O que você precisar saber sobre o GNV

O Gás Natural Veicular (GNV) vem se consolidando cada dia mais como um combustível eficiente e, assim, conquista mais consumidores. Atualmente, aproximadamente 1,6 milhão de carros com gás circulam no país, e esse número vem aumentando rapidamente.

Segundo Fabio Nicora, da área de Innovation da Iveco, o GNV pode ser utilizado como combustível para veículos pesados e ônibus equipados com motor especifico GNV. “Nessas aplicações, é um combustível alternativo que  proporciona um ganho econômico e de emissões (redução) se comparado com diesel”, revela.

Se você também pretende utilizar o GNV em seu veículo, veja cinco aspectos importantes que precisa saber sobre esse combustível:

Por gerar um baixo índice de poluentes atmosféricos, o GNV é considerado uma fonte de energia limpa.

Definição: o Gás Natural é encontrado no subsolo terrestre ou marítimo e é constituído por uma mistura de hidrocarbonetos (composto químico formado por átomos de carbono e hidrogênio). Tem em sua composição elementos como: propano, nitrogênio, oxigênio, etano e enxofre, mas em sua grande parte (cerca de 70%) é formado pelo gás metano.

Como se forma: o gás natural é formado a partir da decomposição de materiais orgânicos que são acumulados em rochas durante milhares de anos.

Uso: o gás natural é muito usado como fonte de energia (combustível) nas indústrias, residências e veículos. O GNV (Gás Natural Veicular) tem sido muito utilizado como combustível para veículos. Além de ser mais barato do que o álcool e a gasolina, o GNV gera um baixo índice de poluentes atmosféricos em comparação aos combustíveis fósseis. Portanto, é considerado uma fonte de energia limpa.

Onde é encontrado: muitas vezes o gás natural é encontrado no subsolo junto às jazidas de petróleo.

Consumo e importação: embora a Petrobras produza grande quantidade de gás natural, o consumo deste combustível tem aumentado tanto nos últimos anos que o Brasil necessita importar da Bolívia. O transporte é feito através do gasoduto Brasil-Bolívia.

Fonte: Site Sua Pesquisa

Sem Comentários

Postar um Comentário