Topo

Não jogue no lixo! Faça o descarte correto de remédios

O que você faz com um remédio que perdeu a validade? Jogar no lixo comum ou no vaso sanitário é uma atitude não sustentável. O descarte incorreto de medicamentos pode causar riscos graves ao meio ambiente. Pode afetar o solo, a água, plantas e animais, contaminando-os com o princípio ativo do remédio ou pelos resíduos tóxicos que podem ser gerados durante a sua decomposição.

Atualmente, no Brasil, não há uma regulamentação específica no âmbito nacional sobre a destinação adequada desse tipo de resíduo. Mas isso não é justificativa para fazer errado. Afinal, este é um problema de todos nós.

Os antibióticos, por exemplo, podem provocar a resistência de alguns micro-organismos, fazendo com que algumas doenças facilmente combatidas se tornem difícil de curar. Já os hormônios, principalmente os estrógenos, podem provocar a feminilização de peixes machos, impedindo sua reprodução. Descartar remédios no lixo comum também coloca em risco a saúde e provoca intoxicações em crianças ou adultos carentes que possam reutilizá-los.

Todos os medicamentos (líquidos, comprimidos, pomadas ou sprays) devem ser levados até um ponto de coleta credenciado, onde serão encaminhados para incineração em usinas preparadas ambientalmente. Descubra onde fazer o descarte corretamente em sua cidade no site Descarte Consciente. [www.descarteconsciente.com.br]

Com informações do site Descarte Consciente.

Sem Comentários

Postar um Comentário