Top

Na Rota: o que conhecer entre BH e Vitória

Na Rota: o que conhecer entre BH e Vitória

425 quilômetros separam Belo Horizonte (MG) de Vitória (ES). Caminhoneiros usam a BR-262 que liga as duas capitais para fazer o escoamento da produção industrial e agrícola de Minas ao Porto de Vitória. A rodovia é uma das mais importantes para a economia mineira. Não é à toa que a Confederação Nacional do Transporte (CNT) cobra do governo federal sua restauração e adequação. O trecho prioritário vai da divisa de Minas Gerais com o Espírito Santo até o entroncamento com a BR-381.

Mas entre as duas capitais, há muito o que se ver e conhecer, como a pequena São Domingos do Prata, em Minas Gerais. O município, como o próprio nome diz, é banhado pelo Rio da Prata e é excelente para quem gosta de turismo ecológico. Lá o visitante pode conhecer a Cachoeira do Alfié, com uma queda de mais de 10 metros de altura, ideal para banhos; a Pedra da Baleia, utilizada para prática de esportes radicais como rapel e escalada e a Pedra do Quessé que é conhecida como a Pedra do Voo Livre, localizada a 12 km de São Domingos do Prata.

Continuando pela BR-262, encontramos a cidade de Matipó (MG) com mais opções de turismo ecológico, com lindas cachoeiras, como a Cachoeira dos Lourenços. A cidade é cortada pela Rota Imperial, novo empreendimento do Governo do Estado de Minas Gerais juntamente com o Estado do Espírito Santo. Muito antes da BR-262, há 195 anos, uma rota foi fundamental para estabelecer o caminho do ouro de Minas até Vitória: a Estrada Imperial D. Pedro de Alcântara.

No caminho para Vitória, o motorista que está na BR-262 encontra outra cidade integrante da Rota Imperial: Conceição do Castelo. A parada faz parte do Circuito Turístico Caminhos do Imperador, em que estão reunidos os principais estabelecimentos do agroturismo da região. O acesso é feito pela BR 262, e no km 112 você é convidado a “entrar no Castelo”. Ou melhor, em Conceição do Castelo.

O Blog da Iveco é um canal aberto e direto para caminhoneiros, motoristas, frotistas, transportadores, jornalistas e apaixonados por caminhões leves e pesados. Aqui você encontra notícias, informações, dicas e promoções para o seu dia-a-dia. Pelo 3º ano, a Iveco concorre ao Prêmio TopBlog e precisa do seu voto. Vote agora com o seu e-mail e Facebook.

Rede Comunicação