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Motor N45 é destaque no Tector 150E21 Economy

A FPT Industrial lança o novo motor N45, a oferta mais recente para o mercado de caminhões de médio porte no Brasil, e que passa a equipar o novo Iveco Tector Economy 15 Toneladas. Esse motor é a última versão da família NEF da FPT Industrial, que além de apresentar sua comprovada herança tecnológica, destaca a tecnologia SCR-Only da empresa. Como resultado, garante a conformidade do motor ao atender a legislação da PROCONVE P-7.

Com um aumento da cilindrada de 3,9 litros do atual NEF 4 para 4,5 litros, o novo motor é capaz de produzir atualmente uma potência máxima de 206 cavalos, um torque de 720 Nm e ainda, simultaneamente, melhorar o consumo de combustível em 7% (quando comparado com o motor da geração anterior).  O motor N45 está equipado com um sistema de injeção common rail de segunda geração com 1.600 bar, um novo turbocompressor com um rotor em alumínio forjado e usinado, para, assim, assegurar um grande desempenho e excelência em confiabilidade e durabilidade.

“Apesar do aumento no deslocamento e no desempenho, que geralmente acarretam um impacto negativo nos custos do combustível, nossos engenheiros conseguiram desenvolver um motor que além de atender à última legislação do PROCONVE P-7, também traz uma redução no consumo de combustível de até 7%, comparada com o seu predecessor”, diz Alexandre Xavier, Diretor de Engenharia da FPT Industrial na América Latina.

O propulsor, com quatro cilindros e tecnologia SCR, teve um aumento de cilindrada em relação ao seu antecessor – o motor NEF4.

O propulsor, com quatro cilindros e tecnologia SCR, teve um aumento de cilindrada em relação ao seu antecessor – o motor NEF4.

“Para atingirmos esse resultado, não focamos apenas no desenvolvimento do motor, mas também trabalhamos próximos aos usuários finais, a fim de compreendermos suas necessidades relacionadas aos veículos com 15 a 17 toneladas de PBT (Peso Bruto Total). Dessa forma, para atendermos às exigências regionais específicas, desenvolvemos uma curva de torque mais plana e ampla para o N45, que é projetada para aperfeiçoar as capacidades de manobra do veículo em velocidades baixas, e oferecer um desempenho melhor em terrenos acidentados”, acrescenta Xavier.

Com o propósito de alcançar a solução ideal às exigências específicas no setor de caminhões de médio porte, foi realizado o desenvolvimento do motor no centro de pesquisa e desenvolvimento em Betim (MG), no Brasil, onde foram envolvidos os engenheiros da FPT Industrial em um trabalho mútuo com a Iveco, seus clientes e os fornecedores parceiros da FPT.

Conheça mais sobre o novo Tector 15t.

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