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Motor FPT Cursor 13 garante bons resultados da Scuderia Iveco

Motor FPT Cursor 13 garante bons resultados da Scuderia Iveco

Como patrocinadora oficial da Scuderia Iveco, a FPT Industrial e seu motor Cursor 13 tem colaborado com os excelentes resultados da equipe nesta temporada. Beto Monteiro foi Campeão Sul-Americano e está em primeiro lugar no Campeonato Brasileiro, e Valmir Benavides faz parte do Top 10.

O motor FPT Cursor 13, considerado o melhor da categoria em circuitos de alta velocidade, passou por mudanças não só para proporcionar mais potência e torque, mas também para garantir confiabilidade e durabilidade, aguentando a alta exigência das provas.

Se na estrada, a economia e a durabilidade são requisitos básicos, nas pistas o que importa é potência e desempenho. O Cursor 13 foi totalmente transformado para equipar os caminhões Hi-Way da Scuderia Iveco que competem na Fórmula Truck e, assim, proporcionar os melhores resultados e adaptação ao ambiente exigente das provas.

Sua potência foi elevada. Nas estradas, entrega ao redor de 560cv, nas pistas vai a 1.200cv, podendo chegar a 250 km/h, após uma preparação especial. Para suportar as altas temperaturas atingidas durante as provas, como aconteceu na etapa de Goiânia, o sistema de refrigeração também foi aprimorado e os pistões alterados de maneira que possam suportar o calor excessivo.

“Acelerações bruscas, variação constante entre alta e baixa velocidade e operação sempre no limite máximo de rpm são situações que submetem as peças a um esforço anormal”, explica o diretor de Engenharia de Produto da FPT, Helton Lage. “As temperaturas de funcionamento excedem o normal, por isso a refrigeração do motor é uma grande preocupação”.

O eixo comando e a turbina também foram desenvolvidos com foco nas competições com o objetivo de oferecer o máximo de desempenho sem comprometer a qualidade dos motores. O propulsor tem ainda uma calibração eletrônica específica adaptada para proporcionar ao piloto a melhor performance de acordo com as características da pista.

A unidade de injeção foi recalibrada para elevar a potência. Ainda houve modificação nos anéis dos pistões, na embreagem, que conta com maior carga de acionamento nos veículos preparados, e uma redução da taxa de compressão pelo aumento da pressão de sobrealimentação.

Outras alterações como a adoção de snorkel dimensionado e sem filtragem fina localizado sobre a cabine para aproveitar o ar mais limpo e frio, além da otimização do intercooler, também foram realizadas. Para tornar os motores mais leves em aproximadamente 100 quilos – 10% do peso original, os preparadores retiraram material do bloco e sub-bloco, além de utilizar bielas mais leves e resistentes.

Com todas estas alterações específicas, o motor FPT Cursor 13 no Iveco Hi-Way da Scuderia Iveco foi feito para vencer corridas, reforçando a alta tecnologia e excelência do portfólio FPT Industrial.

Acompanhe as novidades da Fórmula Truck na página da Scuderia Iveco.

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