Topo

Metade da comida do mundo vai parar no lixo

Metade da comida do mundo vai parar no lixo

Frutas, verduras e legumes plantados na Grã-Bretanha não são colhidos por causa de sua aparência.

Um relatório de uma organização britânica indica que cerca de dois bilhões de toneladas de toda a comida produzida a cada ano no mundo vai parar no lixo. O desperdício está ocorrendo devido a uma série de motivos, entre eles as condições inadequadas de armazenamento e a adoção de prazos de validade demasiadamente rigorosos.

Outro problema é a preferência dos consumidores por alimentos com um formato ou cor específicos. O estudo diz que até 30% das frutas, verduras e legumes plantados na Grã-Bretanha sequer são colhidos por causa de sua aparência. O desperdício de alimentos também implica em desperdício de recursos usados para a produção deles, como água, áreas para agricultura e energia, alertou o relatório.

Além disso, nos Estados Unidos e na Europa, metade da comida que é comprada acaba sendo jogada fora. Para Tim Fox, diretor de Energia e Meio Ambiente da Institution of Mechanical Engineers, organização responsável pelo relatório, disse que o desperdício é “assombroso”. “Isto é comida que poderia ser usada para alimentar a crescente população mundial além de aqueles que atualmente passam fome.”

O relatório alertou também que atualmente 550 bilhões de metros cúbicos de água estão sendo desperdiçados na produção de alimentos que vão para o lixo. E o problema pode se agravar. Segundo a organização, o consumo de água no mundo chegará a até 13 trilhões de metros cúbicos por ano em 2050 devido ao crescimento da demanda para produção de alimentos. Isso representa até 3,5 vezes o total de água consumido atualmente pela humanidade e gera o temor de mais escassez do recurso no futuro.

Fonte: site www.bbc.co.uk

Rede Comunicação
1 Comment

Postar um comentário