Top

Marcas do bem

Marcas do bem

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) classifica produtos com selos e certificações que ajudam o consumidor a fazer compras mais bem informado. Mas muitos consumidores procuram não só eficiência e segurança, mas também produtos que se enquadrem na correção política e ecológica. Conheça os selos que distinguem as empresas que têm boas práticas ambientais e sociais.

Madeira de lei  

A certificação florestal FSC (Forest Stewardship Council, em inglês) garante que a madeira usada para fabricar móveis, papel e outros itens foi produzida de forma ecologicamente correta. O material vem, portanto, de florestas com um plano de manejo que contemple os interesses das populações locais e que minimize danos à flora e à fauna. No Brasil, o selo FSC é conferido pelo WWF (World Wildlife Fund).

Contra o trabalho infantil

O selo Amigo da Criança é conferido pela Fundação Abrinq a empresas que promovem ações sociais em favor de crianças e adolescentes. O primeiro compromisso dos contemplados é não explorar o trabalho infantil. O segundo é não manter nenhum tipo de relação comercial com empresas que o façam.

Comércio Justo

A associação Fairtrade International dá um selo aos produtores que atendam a seus critérios de comércio justo. Conferido principalmente a produtos agrícolas, é um mecanismo de incentivo e divulgação do trabalho de associações que assegurem a justa remuneração a pequenos produtores de comunidades carentes.

 

Fonte: site Planeta Sustentável, por Tânia Nogueira – Veja / http://br.fsc.org/

 

Rede Comunicação