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Malhas cicloviárias

A criação de vias exclusivas para bicicletas, um veículo limpo e sustentável, está longe de receber a atenção que merece no planejamento de mobilidade urbano das cidades. É o que mostra um levantamento da ONG Mobilize Brasil, que resolveu reunir em um novo site as informações sobre diversos tipos de modais, dos carros e ônibus aos trens e metrôs.

Os números relativos às magrelas decepcionam. A soma das malhas cicloviárias das 12 capitais que possuem vias exlclusivas para bikes não chega nem perto dos 1200 km de vias exclusivas que os ciclistas têm à sua disposição só em Berlim e Amsterdã. Veja a seguir qual a extenção das ciclovias em algumas capitais e a relação dessas pistas com a malha viária total, que serve aos transportes motorizados.

BELO HORIZONTE
Estrutura cicloviária: 36 km
Sistema viário: 4529 km
Extensão de ciclovias em relação à extensão do sistema viário (em %): 0,79
Emissões do setor de transporte: 2.840.285 ton/ano de CO2 eq.

BRASÍLIA
Estrutura cicloviária: 160 km
Sistema viário: 10.500 km
Extensão de ciclovias em relação à extensão do sistema viário (em %): 1,52
Emissões do setor de transporte: 3.190.676 ton/ano de CO2 eq.

RIO DE JANEIRO
Estrutura cicloviária: 300 km
Extensão de ciclovias em relação à extensão do sistema viário (em %): 3,17
Sistema viário: 9464 km
Emissões do setor de transporte: 4.574.864 ton/ano de CO2 eq.

SÃO PAULO
Estrutura cicloviária: 69.8 km
Sistema viário: 18.000 km
Extensão de ciclovias em relação à extensão do sistema viário (em %): 0,39
Emissões do setor de transporte: 12.605.199 ton/ano de CO2 eq.

Fonte: Exame.com, por Vanessa Barbosa

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