Topo

Lugar de lixo é no lixo

Lugar de lixo é no lixo

Você sabia que quem joga lixo pela janela do carro está cometendo uma infração? O Artigo 172 do Código de Trânsito Brasileiro prevê que atirar do veículo ou abandonar na via objetos ou substâncias é uma infração média, sujeita a penalidade de multa. A infração corresponde a quatro pontos na carteira (lembrando que com 20 o condutor perde o direito de dirigir). E mais: dependendo do volume do material pode ser enquadrado como crime ambiental.

Além de estar desrespeitando normas de trânsito, quem faz isso também está poluindo as vias públicas e colocando em risco pedestres e outros motoristas que podem ser atingidos pelos objetos atirados. A falta de educação no trânsito pode gerar danos grandes à natureza, os objetos mais comuns de serem atirados levam de meses a milhares de anos para se decompor. Frutas, por exemplo, demoram 12 meses, pontas de cigarro, de um a cinco anos, plásticos, de 100 a 450 anos, alumínio de 200 a 400 e vidro aproximadamente quatro mil anos.

Desculpas esfarrapadas para não jogar copos, latas, restos de comidas e embalagens de comida pela janela do veículo não valem. É sempre possível encontrar lixeiras pelas ruas das cidades, comércios e locais públicos, além disso, você pode sempre andar um saquinho de plástico ou de pano dentro do carro para colocar esses lixos e depois descartá-lo em um local adequado.

Faça sua parte, o meio ambiente agradece.

Rede Comunicação
Nenhum comentário

Postar um comentário