Top

Literata 2012: Quatro dias de fantasia e diversão

Literata 2012: Quatro dias de fantasia e diversão

Bonecas Emília se divertiram na Literata

Uma multidão de bonecas Emília invadiram a cidade de Sete Lagoas na semana passada. Elas não estavam sozinhas. Sacis Pererês, Cucas e Viscondes de Sabugosa a acompanhavam na 3ª edição da Literata, a maior festa literária de Minas Gerais. Realizada do dia 7 a 10 de novembro, no Casarão, a Literata é promovida pela Iveco há três anos e envolveu cerca de 19 mil alunos da rede pública de ensino no universo criado por Monteiro Lobato.

Vestido de saci pererê, o estudante da Escola Municipal Monsenhor Messias, Maicon Geraldo da Costa Rocha, 14 anos, era um dos mais empolgados da festa. Ele participou de uma apresentação inspirada no Sítio do Pica Pau Amarelo e descobriu algumas semelhanças com o personagem. “Esta festa do Monteiro Lobato está sendo ótima! Estou vestido como um dos grandes personagens da obra dele, o Saci Pererê. Eu me acho bem parecido com este personagem, pois sou muito brincalhão e sapeca.”

Estudante se apresentou como Saci Pererê

Maicon foi uma das oito mil pessoas presentes no evento, que ainda contou com seis mesas-redondas com escritores, pesquisadores, artistas e jornalistas, entre eles, Vladimir Sacchetta, Zuenir Ventura, Nélida Piñon, Humberto Werneck, Reinaldo Morais e Eugênio Bucci, entre outros. Todos reunidos para conversar sobre a produção literária no Brasil e a literatura de Monteiro Lobato.

Imortal da Academia Brasileira de Letras, Nélida Piñon conversou com um público de cerca de 300 pessoas sobre diversos assuntos. “Levar a literatura para cidades que estão em torno dos grandes centros. Isso me parece formidável. E depois também essa homenagem ao Monteiro Lobato, que achei digna, que me comoveu. E aqui estou eu também para adicionar minhas palavras, meu apreço ao Monteiro Lobato, tornar esse amor público”, afirmou.

A escritora Nélida Piñon participou da Literata

Estandes com artesanato, exposições interativas, feira de livros, um herbário, oficinas, apresentações de dança, música e teatro e lançamentos de livros foram alguns dos destaques desta edição. “Pelo terceiro ano consecutivo trouxemos a Literata para Sete Lagoas, com acesso livre e gratuito, e buscamos não somente incentivar a leitura e promover a educação. Mas, também, estimular o desenvolvimento sustentável da cidade”, comentou Cláudio Rawicz, diretor de Comunicação da Iveco.

Se você também ama literatura e os personagens criados por Monteiro Lobato, faça o download dos dedoches com os moradores do Sítio do Pica Pau Amarelo. Boa diversão!

Rede Comunicação