Topo

Leão do bem

Leão do bem

Parte do IR pode ser destinado a projetos sociais voltados a crianças e adolescentes

A Receita Federal começou a receber as declarações de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2013. A maioria dos brasileiros está ciente de que precisa prestar contas ao Fisco até 30/04, mas pouca gente sabe que, na hora de declarar, é possível destinar parte do IR a projetos sociais voltados a crianças e adolescentes.

Cada contribuinte pode doar até 3% do Imposto de Renda que iria para o governo, no orçamento geral, para iniciativas de entidades credenciadas nos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O doador ainda pode especificar para quais projetos quer destinar seu dinheiro. Basta acessar o site do Fumcad da sua cidade e verificar quais são as iniciativas que estão abertas a receber contribuições via Imposto de Renda.

É o caso do Projeto SEI (Serviço de Escola Integrada), que é apoiado pela Iveco e é voltado para a inclusão social de crianças e adolescentes de regiões de vulnerabilidade social de Sete Lagoas (MG). O projeto só saiu do papel graças à doação do Imposto de Renda, tanto de pessoa física quanto de pessoa jurídica.

O Projeto SEI oferece oficinas de arte e cultura, música, esporte, idiomas e informática para 300 jovens da rede pública de ensino com idade entre 6 e 16 anos.

“A vantagem de doar parte do IR para uma das entidades é saber que o trabalho é idôneo e, principalmente, ter a certeza de que seu imposto será melhor aplicado”, explica Marcelo Roberto Monello, do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo.

Fonte: Planeta Sustentável, por Débora Spitzcovsky

Rede Comunicação
Nenhum comentário

Postar um comentário