Topo

Iveco reutiliza embalagens de madeira

Pela necessidade de adquirir embalagens para armazenar materiais no novo galpão logístico da Iveco, em Sete Lagoas (MG), um grupo de 12 empregados desenvolveu um projeto pontual para redução de resíduos: reutilizar embalagens de madeira que antes eram descartadas na empresa. A ação começou em junho e terminou em dezembro de 2013. Durante os seis meses, foi possível reduzir 420 toneladas de resíduos e economizar mais de R$1,5 milhão.

Segundo o gerente de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da Iveco, Fábio Belasco, mais do que diminuir gastos, o reaproveitamento de madeiras é uma iniciativa sustentável que reforça o compromisso da empresa com ações em prol do meio ambiente.

“Com esta reciclagem, foram construídas 12 mil novas embalagens, usadas para estocar materiais como molas, peças e demais componentes usados na fabricação de veículos. Além disso, conseguimos melhorar o acondicionamento e armazenagem de alguns produtos no novo Depósito de Componentes da Iveco, que terá mais de 16.000 metros quadrados, explica.

A ação está ancorada em um projeto maior, o World Class Manufacturing (WCM), metodologia que reúne as melhores práticas da produção industrial com o objetivo de evitar o desperdício (de energia, de materiais e de esforço humano envolvido), melhorar a qualidade e reduzir o custo de transformação e prazo de entrega.

Dentro desses preceitos, outras ações realizadas na fábrica da Iveco já apresentaram resultados positivos, como é o caso da instalação de regulador de pressão no sistema de refrigeração de água nas pinças de solda da funilaria (peças que unem duas ou mais chapas metálicas por meio de pressão e calor) que gerou economia de água de 6.342 m³/ano,  o equivalente ao volume de água de 2,5 piscinas olímpicas.

Em 2013, um dos projetos de maior destaque foi a revitalização de lâmpadas fluorescentes reutilizadas nas unidades operativas como uma forma de reduzir os custos de maneira ecoeficiente. “Trata-se de uma nova tecnologia que reativa o gás e dá nova vida útil às lâmpadas. Com esta ação deixamos de comprar 250 lâmpadas e ainda contribuímos com o meio ambiente, diminuindo o descarte e buscando soluções para resíduos perigosos”, comenta Belasco.

Atualmente, a Iveco é pioneira no Brasil em processo de certificação da ISO 50.001, norma que colabora no gerenciamento da eficiência energética e na redução do consumo de energia elétrica.

Ilha Ecológica

O Complexo Industrial Integrado da Iveco, em Sete Lagoas, é embasado em conceitos sustentáveis e na tecnologia ambiental. A Iveco recicla hoje 96% de todo o resíduo sólido gerado em sua fábrica de caminhões, o que equivale a mais de 15 mil toneladas por ano. O processo de reciclagem dos resíduos inicia-se na Ilha Ecológica, que foi inaugurada junto com a fábrica, em 2000, com o objetivo de receber, segregar, armazenar e destinar corretamente os resíduos sólidos gerados no processo produtivo. Além disso, na Ilha, é tratado 100% dos efluentes líquidos nas duas estações de tratamento de efluente.

Sem Comentários

Postar um Comentário