Topo

Iveco oferece treinamento prático para condutores de caminhões de Minas Gerais

Com o objetivo de capacitar os caminhoneiros, a Iveco, em parceria com a concessionária Deva, atua em conjunto com o Serviço Social do Transporte (Sest), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), a Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Fetcemg) e o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de Minas Gerais (Setcemg) para ministrar, em Belo Horizonte e região metropolitana, o Programa de Formação de Novos Motoristas para o mercado de trabalho.

O curso foi criado com base em pesquisa da Confederação Nacional do Transporte – CNT que constatou, no último ano, uma carência de pelo menos 50 mil motoristas para transporte de passageiros e de carga. Para atender a esta demanda e evitar um apagão na mão de obra para o setor, as entidades se uniram e criaram um curso para qualificar esses profissionais.

“O mercado tem lugar para os motoristas que possuem outras habilidades, que vão além de uma boa direção. Com esse Programa queremos profissionalizar a atividade e gerar oportunidades de trabalho para mão de obra qualificada na empresa”, avalia Ricardo Motta, da área de marketing operacional da Iveco.

O Programa, lançado em 2011, é destinado aos motoristas com habilitação nas categorias C, D e E (caminhão, ônibus e carreta), rodoviários e urbanos. Até o momento já foram capacitados cerca de 280 alunos nos cursos direcionados a motoristas de caminhão e 1100 alunos nos cursos voltados a condutores de carreta.

De acordo com o presidente da Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Fetcemg), Vander Francisco Costa, alguns resultados já podem ser observados ao longo dos dois anos de funcionamento do Programa. “Firmamos parcerias com empresas do setor de cargas para contratação de treinados, principalmente em função do treinamento prático de condução segura e econômica”, pontua.

As inscrições para o Programa de Formação de Novos Motoristas são gratuitas e podem ser feitas nas unidades do Sest Senat listadas no site. Mais informações pelo telefone 0800 728 2891.

2 Comentários

Postar um Comentário