Topo

Iveco Hi-Way traz a melhor cabine do segmento

Iveco Hi-Way traz a melhor cabine do segmento

Lançado na segunda (19/08) em Santiago, no Chile, o Iveco Hi-Way é um veículo desenvolvido sob a ótica do condutor. Isso significa que a equipe de engenharia da empresa utilizou o que há de mais moderno para tornar a cabine do caminhão um sinônimo de eficiência e ergonomia tanto nos momentos de trabalho quanto no descanso do motorista.

Com amplo espaço interno, o veículo está disponível nas versões teto alto ou teto médio, ambas com cabine leito com 2,5 metros de largura por 2,25 de comprimento, o que possibilita mobilidade e favorece a sensação de bem-estar. Com piso semipleno, a versão teto alto permite que uma pessoa de até 1,90 metro fique em pé sem encostar a cabeça no teto.

“A Iveco entende a cabine do caminhão, sobretudo os estradeiros, como a segunda casa do condutor. É um espaço que deve ser visto como um ambiente de trabalho, um centro de gestão de frota e um ambiente acolhedor, onde quem está ao volante também possa relaxar quando não estiver conduzindo”, afirma Marcello Motta, diretor de Plataforma e Desenvolvimento de Produto da Iveco.

No Centro de Engenharia de Turim, foram realizados estudos em uma sala virtual, que tornaram possível simular cenários bi e tridimensionais, para projetar uma cabine perfeita para centenas de perfis de condutores. Foram esses estudos que também possibilitaram transformar o Hi-Way em referência em ergonomia, deixando os comandos ao alcance das mãos do motorista, o que faz a direção ser mais intuitiva, confortável e prazerosa. Contando com acabamento de primeira linha, similar ao encontrado em automóveis de luxo, o Hi-Way traz uma série de teclas incorporadas ao volante, o que permite que o motorista permaneça a maior parte do tempo com as mãos na direção.

Para maior conforto do condutor, foram também desenvolvidos estudos sobre os assentos, considerados a principal interface entre o veículo e quem o dirige. O objetivo é garantir não apenas o conforto, mas também auxiliar na segurança e na prevenção de doenças ocupacionais. Nesse intuito, os bancos do motorista e passageiro contam com apoia-braços, regulagens pneumáticas de altura – com memória –, profundidade e inclinação, além de ajuste lombar, cinto de segurança integrado e revestimento de couro de série.

O Iveco Hi-Way conta também com sistema de quebra-sol diferenciado, com cortina frontal elétrica, cortina lateral e blackout com interior claro para deixar o ambiente ainda mais acolhedor.  Para os momentos de descanso, a Iveco equipou o Hi-Way com a cama High-Confort, concebida com tecnologia viscoelástica, que fornece conforto máximo ao usuário, além de não se deformar, ser lavável e antimofo. A estrutura mede 2,0 m X 0,80 m, o que permite acomodar diversos perfis de condutores. Como opcional, o veículo da Iveco oferece um beliche, com auxílio de dois amortecedores para facilitar o manuseio, escada em alumínio e possibilidade de ser completamente embutido na parede, deixando mais espaço interno para os ocupantes.

A cabine é equipada com climatizador de baixo ruído e baixo consumo, posicionado no teto. Mesmo com o motor desligado, ele consegue manter o ar refrigerado e umedecido. Para aumentar a comodidade, o condutor pode acionar o aparelho por controle remoto, deitado em sua cama. Também como item de série, o Iveco Hi-Way traz ar-condicionado digital, com controle automático de temperatura e direcionamento do ar por teclas para o motorista e o ocupante.

O veículo tem também uma grande quantidade de porta-objetos, que auxiliam na organização do espaço interno, permitindo que os itens de uso pessoal e profissional do motorista fiquem sempre posicionados em locais acessíveis. A cabine traz geladeira e box térmico localizados entre o banco do condutor e do passageiro, com a possibilidade de serem acomodados sob a cama, sem comprometer o espaço interno da cabine.

O ambiente também conta com diversos pontos de iluminação, além de luzes led para leitura – incluindo na cama – e luz automática de segurança. No próprio painel, o condutor poderá encontrar rádio com CD, leitor de MP3, entrada USB e função RDS, além de conector de diagnóstico com 16 pinos padronizados, tomadas elétricas de 12 volts para a ligação de acessórios e tomada de ar comprimido.

Saiba mais sobre o Iveco Hi-Way.

Rede Comunicação
Nenhum comentário

Postar um comentário