Topo

Iveco entrega oficialmente o “Mosqueteiro”

Nesta quinta-feira, dia 4 de julho, na Transpublico 2013, em São Paulo, a Iveco entregará o novo ônibus “Mosqueteiro” ao Corinthians. O design foi escolhido pelos próprios torcedores em uma campanha na página da marca no Facebook. O veículo conta com o chassi Eurorider, que faz sua estreia no Brasil e é destinado ao transporte rodoviário de passageiros para longas distâncias, dentro do segmento de 19 toneladas de Peso Bruto Total.

Mais de 47 milhões de pessoas foram alcançadas pela ação, que convocou a torcida corintiana (entre os dias 1º e 15 de junho) a escolher o novo visual do veículo que será responsável pelo transporte do time principal do Timão. A opção mais votada teve 53% dos votos. “A nossa quantidade de fãs no início da votação era de 158.000, e, no último dia da campanha, nossa marca era de mais de 243.0000 seguidores. Vale ressaltar que esse número alcança mais de 47 milhões de pessoas, somando os amigos dos fãs. A Iveco reforça, de uma só vez, sua tradição em ações digitais e no transporte de equipes de futebol, como é o caso, na Europa, da Juventus, de Turim, e da própria seleção italiana”, analisa Christian Gonzalez, diretor de Marketing da Iveco Latin America.

A entrega do Eurorider ao Corinthians faz parte das ações de pesquisa de mercado da Iveco no segmento de ônibus com 19 toneladas de PBT. Apesar de sua vocação rodoviária, o chassi Eurorider também irá atender, futuramente, aplicações urbanas em ônibus do tipo Padron e articulados, incluindo os modelos para BRT (Bus Rapid Transit).

“O Eurorider se destina a um mercado de ônibus que hoje representa cerca de 11% dos modelos vendidos no Brasil em 2012 e que, segundo a Anfavea, ficou em torno de 4.000 unidades no ano passado. Porém, estimamos que, até 2018, este market share de ônibus rodoviários chegará a 16% do total vendido. Esse aumento será movido pela expectativa de maior demanda no setor de turismo no Brasil, em virtude dos grandes eventos esportivos e de seu legado econômico”, diz Alcides Cavalcanti, diretor de Vendas da Iveco Latin America.

Na América Latina, ele será produzido em Sete Lagoas, Minas Gerais. Porém, a unidade de Córdoba, na Argentina, poderá ser acionada para o caso de negócios fechados com clientes do exterior. Ainda não há uma data definida para o início da produção em escala. Além do ônibus entregue ao Corinthians, o Eurorider está rodando em clientes da Iveco na Europa que possuem frotas urbanas e rodoviárias.

O Eurorider estará disponível nas versões 4×2 (PBT de 19 t) e 6×2 (PBT de 25 t) com chassi tipo bogie, ambas com dois ou três eixos. O chassi poderá receber encarroçamentos de uso para Fretamento e Rodoviário de 12m e 13,2m (na tração 3×2), e de até 14m (na tração 6×2). De acordo com a necessidade do cliente, as transmissões poderão ser mecânicas, automatizadas ou automáticas.

Outra novidade do veículo está no trem de força. O “Mosqueteiro” é impulsionado pelo motor Iveco FPT Cursor 10, inédito no mercado nacional. Com 6 cilindros em linha, o propulsor é adaptado para a normativa Euro 5 (com tecnologia SCR) e entrega 380 cavalos de potência e um torque de 1.600 Nm a 1.000 rpm. Na Europa, este mesmo motor equipa a luxuosa linha de ônibus Iveco Irisbus Magelys, voltada ao transporte rodoviário. A transmissão que equipa o ônibus é a mecânica ZF de 6 marchas.

Sem Comentários

Postar um Comentário