Iveco e Coca-Cola juntos pela sustentabilidade
Hoje, abrimos o espaço do Blog do Tector para uma nova boa notícia da família Iveco: O Iveco Eurocargo será o primeiro caminhão híbrido diesel-elétrico de baixas emissões de carbono a operar em ambiente urbano na Europa, a serviço da Coca-Cola. O veículo protótipo foi entregue, na última semana de março, a Hubert Patricot, presidente da Coca-Cola Enterprises na Europa, por Franco Miniero, Vice-Presidente Sênior de Vendas e Marketing da Iveco SpA. A Coca-Cola é parceira da Iveco no projeto que vai verificar a viabilidade da utilização da tecnologia híbrida para caminhões comerciais. O veículo será utilizado para entregar produtos da Coca-Cola em Bruxelas até o final de julho. “A Iveco faz grandes investimentos pela sustentabilidade ambiental e social e nossa companhia é líder neste campo, bem consciente de seu papel ecológico. Inovação é a chave para encontrar novas soluções de transporte sustentáveis e gerar lucro para nossos acionistas de forma responsável”, disse Franco Miniero. A Iveco, que já comercializou na Europa ônibus híbridos, inicia testes de campo com um produto com trem de força híbrido diesel-elétrico. Com esta tecnologia, espera-se diminuir as emissões de CO2 em até 30%, dependendo do tipo de utilização do veículo. “A Coca-Cola está comprometida com sustentabilidade e tem o objetivo de crescer com a redução de emissões de CO2. Este estudo piloto com o caminhão híbrido da Iveco vai nos guiar na definição de estratégias de transporte sustentáveis para nossos negócios na Europa”. Sobre o piloto híbrido O caminhão híbrido da Iveco seguirá uma rota de entrega específica em Bruxelas por quatro meses. Esta rota tem 20 quilômetros de extensão e serve diferentes clientes no ocupado centro de Bruxelas. O novo Eurocargo híbrido torna possível o trabalho de distribuição e coleta de bens em cidades com uma economia de combustível de até 30%, comparado aos veículos a diesel convencionais. O motor é um Tector Euro V Diesel, de 4 cilindros, 16 válvulas e 160 cv (118kW), que trabalha em combinação com um motor gerador elétrico de 60 cv (44kW), uma caixa de câmbio automática de 6 velocidades e uma bateria de lítio e íon de capacidade estimada em 1.9kW. As partidas são feitas no modo elétrico, que também ajuda nas acelerações e subidas, ajudado pela função Stop & Start e freio regenerativo. SUCESSO! O Novo Iveco Tector, atual “caçula da família Iveco”, orgulha-se das ações sustentáveis da empresa e envia votos de sucesso ao projeto de utilização de tecnologia híbrida em caminhões comerciais.
Ronaldo Carvalho
COmo viabilizamos projeto semelhante aqui no Brasil
admin
Olá, Ronaldo Carvalho.
Como vai?
Obrigado pelo interesse. De fato, o projeto é muito interessante e promete ser um sucesso!
Ainda não o temos viabilizado no Brasil. Essa será uma ação futura da Iveco. Atualmente, como ação sustentável no Brasil, o motor Iveco Tector 240E25 já é homologado para utilizar o biodiesel B5, além de estar pronto para atender à legislação ambiental de emissão de poluentes, operando no sistema Euro III e predisposto para Euro IV e Euro V.
Saiba mais sobre as relações da Iveco Brasil e o meio ambiente lendo o post “O motor Iveco Tector e o meio ambiente”
Volte sempre ao Blog do Tector.
Atenciosamente.
josuedossantos
ola gostaria de saber sobre o novo maguinifico iveco truck que vcs lançarao este ano e tambem gostaria de saber como ficou na parte interna destebruto eu mesmo so olhando de longe ja achei muito lindo valeu abraços de josue dos santos…
josuedossantos
ola este lançamento novo de vcs ficou muito perfeito valeu