Top

Iveco assume o compromisso com a sustentabilidade

Iveco assume o compromisso com a sustentabilidade

Hoje em dia, fala-se tanto sobre ECOLOGIA, mas nem sempre é lembrado o que se quer dizer com a palavra: ECO = oikos (do grego) = casa LOGIA = logos > razão, bom senso. Ou seja, devemos utilizar de bom senso no uso da casa (eu, lar, planeta). Estamos na era da informação, mas dados avulsos não transformam o mundo. A Iveco acredita que transformar sabiamente é fazer algo antes que o tempo ou as necessidades solicitem a mudança. Por isso, ela é a montadora de caminhões brasileira pioneira em ações sustentáveis.

Você sabia que PRÓXIMO PASSO é o programa de sustentabilidade da Iveco, implantado em 2007, com o objetivo de promover ações de curto e longo prazo em benefício da comunidade, clientes, funcionários e fornecedores. O objetivo é ir além da preservação do meio ambiente e atingir o fortalecimento da cidadania e sustentabilidade em comunidades carentes próximas à fábrica em Sete Lagoas, no estado de Minas Gerais. Suas ações envolvem o uso racional dos recursos, reciclagem, ética, cidadania, capacitação e desenvolvimento. Está baseado em três grandes pilares: econômico, social e ambiental.

Pilar econômico – Otimizar os recursos é o ponto de partida da sustentabilidade da Iveco. A partir daí, ela gera benefícios econômicos para a empresa e para a comunidade.

Pilar Social -A Iveco atua nas comunidades da sua área de influência com programas de desenvolvimento social.

Pilar ambiental – A Iveco não só desenvolve tecnologia para diminuir a emissão de poluentes, como também é pioneira no desenvolvimento de combustíveis alternativos. Através do PRÓXIMO PASSO, a Iveco patrocina atualmente os seguintes projetos:

Clique e saiba mais

Clique e saiba mais

 

Patrulha da Alegria: Grupo de teatro que realiza intervenções em hospitais de Sete Lagoas e de mais 14 cidades da região prova que rir pode ser um excelente remédio.     

 

 

Clique e saiba mais

Clique e saiba mais

 

Favela é Isso Aí: Organização Não Governamental que promove a cidadania a partir da divulgação da arte e da cultura na periferia, através de cursos e oficinas de aprendizagem. Essa ONG tem papel fundamental na elevação da auto-estima, na inclusão social, no combate à violência e na geração de renda da comunidade.  

 

Clique e saiba mais

Clique e saiba mais

 

Sempre Um Papo em Sete Lagoas: Com o patrocínio da Iveco, acontecem palestras ao longo de 2009, sempre com entrada gratuita, com temas que tratam de responsabilidade social, a importância do esporte na formação do indivíduo, empreendedorismo, saúde, família, limite para pais e filhos, sustentabilidade e outros. Já participaram este ano: o rapper, escritor, roteirista e documentarista MV Bill, a jornalista Leila Ferreira, o poeta Fabrício Carpinejar, a advogada e escritora Luciana Atheniense e o professor Pachecão. A próxima convidada é a cantora Fernanda Takai, no dia 11 de novembro. Conservação do meio ambiente

Fábrica da Iveco em Sete Lagoas

Fábrica da Iveco em Sete Lagoas

 

Na fábrica em Sete Lagoas, a Iveco cumpre os seus deveres de separar os resíduos gerados para reciclá-los ou dar-lhes uma destinação correta, tratar o efluente gerado pelos setores comuns e do processo de pintura, bem como monitora constantemente as emissões atmosféricas.    

 

 

Uniformes sustentáveis

Uniformes sustentáveis

 

Os uniformes de produção têm matéria-prima especial: 65% dos tecidos são feitos com pet reciclado. Além disso, o material é completamente antimicrobial, garantindo mais higiene e conforto ao colaborador.     Todos os veículos produzidos possuem motores homologados para utilizar o biodiesel B5, além de estarem prontos para atender à legislação ambiental de emissão de poluentes, operando no sistema Euro III e predispostos para Euro IV e Euro V. A Iveco produziu os já premiados veículos movidos a energia elétrica e a gás natural veicular (GNV) e também exibe na Fenatran seu Eurocargo movido a GNV:

 

Daily Elétrico - Prêmio Inovação Tecnológica do Congresso SAE Brasil 2009

Daily Elétrico - Prêmio INOVAÇÃO TECNOLÓGICA da SAE Brasil 2009

   

Caminhão Eurocargo movido a GNV - exposto no Fenatran 2009

Caminhão Eurocargo movido a GNV - exposto no Fenatran 2009

   

Daily a GNV - Prêmio VAN VERDE 2009, concedido pela revista inglesa Fleet Van

Daily a GNV - Prêmio VAN VERDE 2009, concedido pela revista inglesa Fleet Van

Assista à entrevista com Júnea Sá Fortes, analista de sustentabilidade da Iveco, direto da Fenatran 2009:  

Iveco Brasil