Topo

Iluminação Inteligente é sustentável e econômica

A iluminação inteligente é aquela que ultrapassa o tradicional conceito de iluminação, em que as luzes ou o funcionamento de aparelhos dependem da ativação por um interruptor. Nesse novo tipo de iluminação, tanto a ativação quanto a regulagem são feitas de forma automática, geralmente por sensores de presença.

Nesse tipo de iluminação, o funcionamento pode variar de acordo com o propósito de cada aparelho. De maneira geral, os sensores de movimento ou presença acionam as lâmpadas ou aparelhos como luminárias, por exemplo. A intensidade da iluminação também é avaliada por esses sensores, de acordo com a necessidade de cada ambiente.

Um dos diferenciais da iluminação inteligente é a economia de energia que ela proporciona. Como o acendimento ou a intensidade são reguladas para atender à necessidade do ambiente, o desperdício é reduzido a quase zero. Estudos indicam uma economia de 35% no consumo de energia em uma residência através do uso automatizado da iluminação e do ar-condicionado, por exemplo.

Como a questão energética é um dos temas mais importantes quando se fala em sustentabilidade, dispositivos como os sensores de presença para acionamento e regulagem da iluminação do ambiente, são vitais para haver conscientização nos hábitos da população a fim de atingirmos um desenvolvimento sustentável.

Fonte: Ecologia Urbana

Sem Comentários

Postar um Comentário