Top

Horário de verão começa no domingo

Horário de verão começa no domingo

Com o objetivo de economizar energia, o horário de verão começa no próximo domingo (21) nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com exceção da Bahia, que este ano não irá aderir à mudança. Os relógios deverão ser adiantados em uma hora e permanecer assim até o dia 17 de fevereiro de 2013.

Embora proporcione a redução do consumo, o horário de verão é visto por muitos como algo relativamente desnecessário e prejudicial à saúde, já que altera o relógio biológico das pessoas, provocando uma mudança brusca nos ritmos do organismo humano.

Confira as dicas abaixo para se preparar com antecedência para o horário de verão:

1. Alguns dias antes do início do horário de verão, tente ir para a cama mais cedo do que o habitual. Comece antecipando 30 minutos por dia. Provavelmente, você não vai pegar no sono imediatamente, mas o clima calmo prepara o corpo para o descanso.
2. Pelo menos na primeira semana do horário de verão, fixe horários para todas as suas atividades e tente respeitá-los ao máximo. Isso evita distúrbios de apetite (como fome fora de hora) e um cansaço exagerado.
3. Relaxe no dia em que o horário de verão entra em vigor, evitando indisposição. Pegar leve nos exercícios, realizar atividades que acalmem, como yoga, por exemplo, é uma saída.
4. Faça refeições mais leves, que não exijam muito esforço do seu organismo para a digestão.
5. Até sentir que seu organismo está acostumado com a mudança, recuse os convites para sair e voltar tarde demais para casa. No dia seguinte, acordar pode ser muito complicado.

Fonte: Site Minha Vida e Correio do Estado

Rede Comunicação