Topo

Horário de verão começa neste fim de semana

À zero hora deste domingo (19) começará mais uma edição do horário brasileiro de verão em 10 estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal. Nesses locais os relógios deverão ser adiantados em 60 minutos, deixando o domingo mais curto, com 23 horas de duração.

O secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grüdtner, informou que o país deve economizar R$ 278 milhões com a implantação da 39ª edição do horário de verão. A operação inversa, que vai marcar o final do horário de verão, será à zero hora de 22 de fevereiro de 2015.

Esse ano a medida vai valer por 126 dias – cinco a mais do que a média dos últimos 15 anos, e uma semana a mais do que a última edição do horário de verão, que foi do dia 20 de outubro a 16 de fevereiro. A prorrogação ocorreu para evitar que o fim da medida acontecesse no carnaval.

Para o período 2014/2015 espera-se uma redução de 1.970 megawatts de demanda (consumo na hora de ponta de carga) no subsistema Sudeste/Centro-Oeste e em 625 megawatts no subsistema Sul. O horário de verão foi aplicado no Brasil pela primeira vez no verão de 1931/1932. O objetivo é estimular o uso racional e adequado da energia elétrica.

Com informações de G1 e Agência de noticias do Paraná

Sem Comentários

Postar um Comentário