Top

Equipamentos ideais para a construção civil

Equipamentos ideais para a construção civil

O dia-a-dia do transporte no segmento da construção civil requer atividades em condições severas de terreno e carregamento. Por isso, a escolha do veículo e equipamentos ideais deve ser criteriosa em função da carga e implemento. As caçambas basculantes e as betoneiras são as opções mais utilizadas. Caçambas basculantes

Caçamba basculante

Caçamba basculante

As caçambas basculantes são o equipamento mais usual para transporte de materiais de construção diversos. Geralmente, usa-se chassis com distância curta entre-eixos. A redução do eixo traseiro deve ser adequada às condições de terreno e topografia. A instalação de uma tomada de força no câmbio é necessária para acionamento do sistema hidráulico de basculamento da caçamba. A capacidade de carga e volume da caçamba precisa ser compatível com o peso específico do material que será transportado. Normalmente, o peso específico aproximado de 1,5 toneladas por metro cúbico contempla o valor médio entre os principais materiais utilizados na construção civil (areia, pedra britada, terra, etc – material seco). As versões Tector mais indicadas para instalação de caçambas basculantes são a 6×2 e a 6×4. Confira, no quadro abaixo, as principais soluções Tector:

* Carga líquida de 18.000kg quando operando estritamente em canteiros de obras (fora de estrada)

Betoneiras
Betoneira

Betoneira

A betoneira é um tambor ou balão misturador construído em aço de alta resistência a abrasão e corrosão. Duas helicóides no corpo do tambor realizam a homogeneização do concreto. Uma bomba hidráulica especial é acionada pelo motor do veículo. A transmissão é feita por meio de um redutor planetário instalado na dianteira do tambor, com pista de rolamento que atua sobre roletes montados na estrutura traseira, disposta sobre chassi auxiliar. Na dianteira, a betoneira dispõe de tanque de água pressurizado pelo sistema de freio do veículo para lavagem do tambor. Já na traseira, ficam localizados a bica de carga, a calha de descarga, o comando da betoneira e uma plataforma e escada de acesso ao tambor para visualização da carga. A solução Tector mais indicada para se trabalhar com betoneiras é:

Iveco Brasil