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Entenda por que o Iveco Daily Elétrico é ecologicamente correto

Entenda por que o Iveco Daily Elétrico é ecologicamente correto

Transmissão ao vivo pela internet

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Hoje é o último dia para conferir o Iveco Daily Elétrico no VE2009.
O site oficial do evento exibe o Seminário ao vivo, via internet.

 

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O Iveco Daily Elétrico é um veículo de carga movido a energia elétrica 100% limpa e renovável, equipado com baterias especiais, com autonomia de 100 quilômetros entre cargas.

Com um sistema similar ao KERS da Fórmula 1, o Daily Elétrico recupera energia com o freqüente uso dos freios no trânsito, é silencioso e não emite CO2. Num veículo normal, a desaceleração (provocada pela ação dos freios) gera calor, que é perdido na atmosfera. No Daily Elétrico, este calor é transformado em energia elétrica e vai para as baterias. Assim, o caminhão amplia a carga elétrica disponível. Essa característica faz do modelo um veículo ideal para o trânsito urbano, onde o pára e anda é frequente. A caixa de direção elétrico-hidráulica é igualmente idealizada para consumir a menor quantidade de energia possível.

Baterias são modernas, leves e recicláveis

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O Daily Elétrico é equipado com as três baterias Zebra. As baterias Zebra são três vezes mais leves que uma bateria de chumbo-ácido comum com capacidade similar de armazenamento de energia.
Não precisam ser retiradas para serem recarregadas. O tempo de recarga é 8h para cada ciclo (quando estão completamente descarregadas), e a operação é feita por meio de três tomadas de 220V/16A. As baterias não possuem efeito memória, isto é, não viciam. Isso significa que a carga pode ser feita com qualquer quantidade residual de energia. As três baterias carregam e consomem energia simultaneamente. Podem, porém, funcionar de forma independente, uma segurança para o sistema. A vida útil é de cerca de 1.000 ciclos (cargas).

Ao contrário das outras baterias elétricas, a Zebra não libera hidrogênio (gás inflamável) quando em recarga, permitindo que esta operação possa ser feita em ambientes fechados.

Outro benefício das baterias Zebra deriva do fato de que elas são à base de sódio, níquel e cádmio (substâncias facilmente encontradas, diferentemente do raro e caro lítio, elemento utilizado nas baterias de celular). Após seu descarte, as baterias são totalmente recicláveis, com todos os componentes podendo ser posteriormente reaproveitados em diversos processos industriais já mapeados.

Capacidade de carga

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O protótipo chassi-cabine dupla produzido em conjunto com a usina binacional Itaipu leva seis passageiros mais o motorista e transporta carga útil de até 2,5 toneladas.

Aproveitamento da tecnologia

A tecnologia do trem de força elétrico poderá ser instalada em qualquer versão do modelo Iveco Daily.

CURIOSIDADES

Comportamento similar a um modelo automático de última geração

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A forma de dirigir o Daily Elétrico é igual à utilizada em um veículo automático. Existem apenas os pedais do acelerador e do freio. Uma alavanca de câmbio indica as posições à frente, ponto morto e ré. Para andar, basta girar uma chave no painel, colocar a alavanca na posição à frente (forward) e acelerar. O Daily Elétrico responde com rapidez, sem os trancos das trocas de marchas. E avança silenciosamente: o motor elétrico é praticamente inaudível. Pelas características de um motor elétrico o torque máximo está disponível desde o início, tornando surpreendente o comportamento dinâmico do veículo.

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Entretanto, o display digital no painel é bastante diferente de um veículo comum. Indicam, por exemplo, a carga, a corrente e a voltagem das baterias, bem como sua temperatura de operação. Indicam a temperatura do motor elétrico e a marcha engatada. Há ainda um espaço para curtas mensagens de advertências do sistema, administrada pela central eletrônica.

 

O primeiro carro elétrico

O primeiro carro elétrico foi construído por Robert Davidson Aberdeen por volta de 1837, era movido por uma bateria rústica de ferro e zinco e impulsionado por um motor elétrico.

O advento da bateria de chumbo ácido permitiu o lançamento do primeiro carro elétrico comercial (foto ao lado) em 1881, pela Paris Omnibus Company. Londres já tinha em circulação seu primeiro ônibus elétrico em 1888.

Hoje, o carro elétrico tem mais performance que muito carros a combustível, além de não poluir.

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A universidade japonesa Keio projetou o carro elétrico Eliica (Electric Lithium-Ion Car), o carro elétrico mais rápido do mundo que chegou a marca de 370km/h sem emitir poluição ao meio ambiente, o carro tem oito rodas é um design futurista, ele funciona com baterias de lítio-íon.

 

Soluções sustentáveis são regionais

Usina de Itaipu

Usina de Itaipu

Veículos elétricos são soluções ecologicamente corretas para países como o Brasil, por exemplo, que produzem energia elétrica principalmente através de usinas hidrelétricas.

Não são boas soluções para países como, por exemplo, os EUA que geram energia elétrica principalmente através de usinas a carvão, poluentes. Os impactos gerados pela usina de carvão começam na sua extração. Em consequência da queima do carvão para a geração de energia, tem-se o problema das emissões de gases de efeito estufa e os malefícios que esses causam ao meio ambiente.

Informações Técnicas

Daily Elétrico (protótipo)
Modelo: 55C/E Cabine Dupla
Sistema de Propulsão: motor elétrico MES-DEA de corrente alternada, tipo assíncrono, trifásico, controlado pelo inversor de potência e refrigerado a água. Com 40kW (54 cv) de potência nominal e torque de 129 Nm a 2.950 rpm. Pico de potência a 80 kW (108 cv) e pico e torque de 300 Nm a 2.950 rpm.
Velocidade máxima: 70 km/h (carregado) a 85 km/h (sem carga)
Comprimento: 6,9 metros
Entre-Eixos: 3.750 mm
Peso Bruto Total: 5,5 toneladas
Carga Útil: 2,5 toneladas
Baterias: 3 baterias do tipo Zebra Z5
Autonomia: 100 km
Recarga de bateria: 8 horas (a partir da bateria totalmente descarregada)

Iveco Brasil
4 Comentários
  • Julio

    Essa foto do primeiro carro elétrico está errada. Essa é a foto do carro japones Ellica.

  • Iveco Brasil

    Olá Júlio,

    A foto estava posicionada um pouco acima, mas no parágrafo abaixo fala exatamente do carro elétrico Eliica (Electric Lithium-Ion Car), o carro elétrico mais rápido do mundo .

    Agradecemos o contato.

    Iveco. Você à frente

  • Anderson Kopytowski

    Boa Noite, meu nome é Anderson e sou aluno do curso de tecnologia em logística, e meu trabalho de conclusão de curso é sobre o uso de uma frota elétrica de caminhões de carga. Gostaria de saber como consigo mais informações sobre o caminhão Daily Elétrico. Como preço, características técnicas, manutenção e etc… Exite algum departamento de marketing no qual poderia conseguir panfletos ou fotos e incluir no trabalho e até mesmo distribuidor entre os convidados no dia da apresentação do tcc?
    Fico no aguardo e desde já agradeço.
    Anderson

  • Blog Iveco

    Olá, Anderson, Estamos encaminhando sua solicitação para o departamento responsável e eles entrarão em contato por e-mail. Abraços!

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