Topo

Enchetes: o que você pode fazer para prevenir

Evitar as enchentes é uma tarefa difícil, mas com algumas mudanças na estrutura dos grandes centros urbanos e em pequenas atitudes do dia-a-dia podemos minimizar o efeito do excesso de água das chuvas.

Lixo
Não precisa nem falar que jogar lixo nos rios polui a água e acaba com qualquer tipo de vida que exista por ali. Mas o mau costume causa ainda o assoreamento dos rios, ou seja, o lixo se acumula nas bordas e no fundo dos rios, deixando-os mais rasos e estreitos. Assim, transbordam facilmente. Além disso, o lixo jogado na rua é o principal responsável por entupir os bueiros, que em dias de chuva não conseguem escoar o volume de água.

Tráfego
Usar avenidas vizinhas a rios como vias de grande circulação é uma péssima ideia. Quando chove muito e o nível do rio sobe, essas áreas são as primeiras a sofrer e comprometer o trânsito da cidade inteira.

Asfalto
Áreas cobertas com asfalto e cimento ficam totalmente impermeáveis. Além de impossibilitar a absorção da água da chuva, o solo impermeabilizado faz a água correr mais rápido e tomar conta da cidade rapidamente. Recomenda-se o uso de pavimentos mais permeáveis à água como uma alternativa ao asfalto. Blocos intertravados – como os usados em calçadões e em ruas de cidades menores – assentados sobre areia permitem que a água penetre no solo e escoe sob o piso das ruas e avenidas.

Piscinas
Algumas cidades já têm piscinões para receber a água das chuvas, mas outra solução possível é a construção de minipiscinões em casas e edifícios. Além de evitar inundações, os reservatórios permitiriam usar a água da chuva em serviços domésticos.

Árvores
Quanto mais espaço coberto por vegetação, melhor. Uma árvore adulta pode absorver do solo até 250 litros de água por dia. A copa das árvores também protege o solo da chuva direta, sem contar que suas raízes seguram firmemente o solo.

Faça sua parte e colabore com as vítimas das chuvas.

Com informações de Mundo Estranho e Árvores do Brasil.

O Blog da Iveco é um canal aberto e direto para caminhoneiros, motoristas, frotistas, transportadores, jornalistas e apaixonados por caminhões leves e pesados. Aqui você encontra notícias, informações, dicas e promoções para o seu dia-a-dia. Pelo 3º ano, a Iveco concorre ao Prêmio TopBlog e precisa do seu voto. Vote agora com o seu e-mail e Facebook.

Sem Comentários

Postar um Comentário