Topo

Doar sangue: um ato de solidariedade

Doar sangue: um ato de solidariedade

Na ultima segunda-feira (25), foi comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A data foi criada para estimular a doação em um período (de novembro a fevereiro) em que é registrado o menor índice de coletas de sangue no país. Porém, dadas as festividades de final de ano e férias, é exatamente nesses meses que mais se exige estoque nos bancos.

Em São Paulo, por exemplo, nesse mês de novembro, a Secretaria de Estado convoca a população a reservar um tempo na agenda para doar sangue. Mas não é só para celebrar a data: em todo o Estado, os bancos de sangue estão com estoque em situação crítica.

O governo chama a atenção para o caso da Fundação Pró-Sangue, sediada no maior hospital da América Latina, o Hospital das Clínicas, e responsável pelo abastecimento de sangue de mais de 100 hospitais da rede pública da região metropolitana de São Paulo. Por lá, os estoques de sangue dos tipos O positivo e O negativo, que são os que podem doar para a maior quantidade de tipos sanguíneos, estão em situação emergencial, com estoques baixíssimos. Os tipos A negativo, B negativo e B positivo também estão em situação preocupante.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), no Brasil, o número de doadores de sangue cresceu, mas ainda não é suficiente para manter os estoques. Apenas 1,7% da população é doadora, enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que, pelo menos, 5% dos habitantes de um país sejam adeptos à prática. Para incentivar ainda mais a doação de sangue, no dia 12 de novembro deste ano, o Ministério da Saúde ampliou para 69 anos a idade máxima para doação.

Faça sua parte e ajude os hemocentros da sua cidade. A sua doação pode salvar vidas.

Com informações de Planeta Sustentável.

O Blog da Iveco é um canal aberto e direto para caminhoneiros, motoristas, frotistas, transportadores, jornalistas e apaixonados por caminhões leves e pesados. Aqui você encontra notícias, informações, dicas e promoções para o seu dia-a-dia. Pelo 3º ano, a Iveco concorre ao Prêmio TopBlog e precisa do seu voto. Vote agora com o seu e-mail e Facebook.

Iveco Brasil
Nenhum comentário

Postar um comentário