Top

Dicas para diminuir as dores do motorista

Dicas para diminuir as dores do motorista

Os profissionais do setor de transporte sabem muito bem que dirigir por longos períodos pode ocasionar dores por todo o corpo, especialmente na parte inferior das costas. Mas o que não sabem é que podem ocasionar casos mais graves como a trombose, quando um coágulo se forma dentro de um vaso na perna, afetando perigosamente a circulação sanguínea.

Segundo especialistas, o tempo de clausura dentro de um  veículo se reflete sobretudo nos músculos e nos ossos. “O limite ideal para ficar apertado no veículo seria de 50 minutos. Depois disso, o organismo passa a ser sobrecarregado”, sentencia Helder Montenegro, fisioterapeuta do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral, em Fortaleza, no Ceará.

Fazer alongamentos contribui para evitar as dores no corpo

Para evitar as dores, a melhor solução é sair do caminhão, fazer alongamentos e caminhar um pouco a cada 50 minutos. Às vezes, o motorista não tem condições de sair do veículo, seja por falta de acostamento ou por estar em um congestionamento. O Blog da Iveco reuniu algumas dicas para minimizar as dores. Essas dicas devem ser adotadas antes de surgir qualquer sinal de cansaço ou dor.

  • Faça atividade física regularmente. Músculos fortes protegem a coluna;
  • Faça alongamentos com frequência;
  • Mantenha a inclinação normal da coluna lombar;
  • Mantenha os braços semiflexionados;
  • Ajuste o assento para que seus pés fiquem inteiramente apoiados no chão.

Fonte: Saúde Abril

Rede Comunicação