Topo

Dia da Água: a Iveco também faz a sua parte

O planeta Terra tem cerca de dois terços só de água. Pela lógica, parece haver água sobrando para a população, mas, na prática, não é isso que acontece. 97% da água do planeta vem do mar, imprópria para ser bebida ou aproveitada em processos industriais. 1,24% está em rios subterrâneos, 1,75% é gelo, e apenas 0,007% do total de água do nosso planeta está disponível para consumo de mais de seis bilhões de pessoas.

O Brasil é o país que mais possui água doce no mundo, 12% de todas as fontes terrestres. Por isso, a responsabilidade de empresas instaladas no país é grande. Com o valor da sustentabilidade, a Iveco é uma empresa que se preocupa com o desperdício da água.

É o caso do Programa de Facilitadores Ambientais, que por meio do Comitê de Gestão Ambiental tem sido uma importante ferramenta de participação direta, contínua e eficaz dos colaboradores. Através dele, a Iveco recebe sugestões para manter sua Política de Meio Ambiente.

Atualmente, trabalhando na Tecnologia de Manufatura da Iveco Veículos de Defesa, Fernando Freitas é um dos colaboradores que foi eleito um Representante Ambiental. Ele foi responsável por disseminar as práticas corretas e a importância da preservação do meio ambiente entre os seus colegas, principalmente quando estava na Unidade Operativa Pintura, da Iveco.

“Com o Programa Facilitadores Ambientais sempre pensamos em sugestões que reforçam esse compromisso ambiental da Iveco. Em dias como o da Água, por exemplo, sempre fazíamos campanhas de divulgação interna. No restaurante, já fizemos distribuição de informes e até teatro sobre atitudes que colaboram com a economia de água”, disse Fernando.

Fernando destaca ainda projetos de quando participou do programa. “Na Unidade de Pintura foram feitos diversos projetos como forma de diminuir o desperdício e preservar água. Dentre eles, podemos destacar a ‘Redução do consumo de água industrial nos tanques 8 e 11 do processo de pré-tratamento e e-coat’ e a ‘Alteração do ciclo de descarte dos tanques 3 e 6’. Cada um desses tanques possuem capacidade de aproximadamente 130 m³ de água e apenas com esses dois grandes projetos foi possível economizar aproximadamente 10000 m³ por ano,” afirmou Fernando.

Você também pode começar a mudar seus hábitos e começar a se policiar na utilização correta da água. Veja essas dicas que o Blog da Iveco passou para reduzir o seu consumo e garantir água potável para as próximas gerações.

Sem Comentários

Postar um Comentário