Top

DETRAN envia SMS para notificar sobre vencimento da CNH

DETRAN envia SMS para notificar sobre vencimento da CNH

O motorista é avisado com um mês de antecedência do vencimento da CNH, tendo aproximadamente 60 dias para renovar o documento.

O DETRAN de São Paulo está com uma novidade. Desde o último dia 25/02, o Departamento de Trânsito começou a enviar mensagens de texto por celular para lembrar aos motoristas de todo o Estado quando renovar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Para receber as mensagens o motorista deve se cadastrar no site do DETRAN, entrar na opção “Cadastre-se” ao lado direito da tela, dentro do quadro “Acesse os Serviços Eletrônicos”. Na página seguinte, ele deve informar o número do CPF. Um formulário deverá ser preenchido com o número de celular do motorista que deve clicar na opção “autorizo receber mensagens SMS”. Para quem já é cadastrado no portal do DETRAN, basta informar o número do celular e autorizar o recebimento de mensagens de texto.

O SMS é enviado com até um mês de antecedência do vencimento da CNH e traz orientações para o motorista acessar o site do DETRAN e obter informações sobre como renovar o documento. Com isso, o motorista terá aproximadamente 60 dias para renovar o documento, pois o Código de Trânsito Brasileiro permite que o condutor dirija com a habilitação vencida por até 30 dias.

A multa para o motorista que for flagrado dirigindo com o documento vencido há mais de um mês é de R$ 191,54 além de sete pontos na carteira. Segundo o DETRAN, o condutor ainda terá a habilitação recolhida e o veículo retido, até que outro condutor habilitado compareça ao local da infração.

Fonte: Folha de São Paulo

Rede Comunicação