Top

Deslocamento do ar produzido por caminhões pode virar energia limpa

Deslocamento do ar produzido por caminhões pode virar energia limpa

Um grupo de estrangeiros decidiu tirar proveito do deslocamento de ar causado pelos caminhões para produzir energia limpa. A ideia é reciclar a força, hoje desperdiçada, por meio de um sistema de turbinas de vento com eixo vertical colocado no asotamento. A Enel, maior geradora de energia da Itália, decidiu investir neste projeto ambicioso da incubadora, a Atea.

O investimento inicial é de 250 mil euros e mais 400 mil serão financiados se o experimento tiver bons resultados. Por enquanto, os resultados são encorajadores: o protótipo já produziu 3 megawatts-hora por um ano, mais ou menos o consumo de eletricidade de uma família de quatro pessoas morando em um apartamento de 80 m².

A energia pode ser vendida para distribuição ou usada para abastecer as cabines de pedágio da estrada, a iluminação, detectores de velocidade e postos de combustível, tornando a rodovia autossuficiente. O sistema produz energia independentemente das condições climáticas, durante o dia e à noite. Segundo a associação nacional de energia eólica da Itália, em 2013, essa modalidade deve atingir 5% das necessidades anuais de energia do país, o que pode reduzir a importação de combustíveis, trazendo benefícios não só econômicos como ambientais.

Fonte: Blog do Caminhoneiro

Rede Comunicação