Topo

Deslocamento do ar produzido por caminhões pode virar energia limpa

Um grupo de estrangeiros decidiu tirar proveito do deslocamento de ar causado pelos caminhões para produzir energia limpa. A ideia é reciclar a força, hoje desperdiçada, por meio de um sistema de turbinas de vento com eixo vertical colocado no asotamento. A Enel, maior geradora de energia da Itália, decidiu investir neste projeto ambicioso da incubadora, a Atea.

O investimento inicial é de 250 mil euros e mais 400 mil serão financiados se o experimento tiver bons resultados. Por enquanto, os resultados são encorajadores: o protótipo já produziu 3 megawatts-hora por um ano, mais ou menos o consumo de eletricidade de uma família de quatro pessoas morando em um apartamento de 80 m².

A energia pode ser vendida para distribuição ou usada para abastecer as cabines de pedágio da estrada, a iluminação, detectores de velocidade e postos de combustível, tornando a rodovia autossuficiente. O sistema produz energia independentemente das condições climáticas, durante o dia e à noite. Segundo a associação nacional de energia eólica da Itália, em 2013, essa modalidade deve atingir 5% das necessidades anuais de energia do país, o que pode reduzir a importação de combustíveis, trazendo benefícios não só econômicos como ambientais.

Fonte: Blog do Caminhoneiro

Sem Comentários

Postar um Comentário