Topo

Descubra os benefícios da reciclagem do seu pneu

Se já está na hora de trocar os pneus do seu caminhão e você ainda não tem ideia do que fazer com eles, saiba que vários benefícios podem ser obtidos a partir do processo de reciclagem da borracha. Sua reutilização ajuda a preservar a natureza, evitando a degradação do solo e sua taxa de reuso pode chegar a 100% de aproveitamento.

A borracha é produzida naturalmente da árvore seringueira ou sinteticamente a partir de fontes de petróleo, sendo semelhantes em propriedades e difíceis de decompor. É importante saber que a produção de pneu é responsável pela maior parte do uso destas borrachas, chegando a 70%.

Através da borracha reciclada são conseguidos vários outros produtos que são destinados para diversas finalidades, nas quais são usados como materiais para revestimentos em áreas de recreação, gramados e no quintal, sendo tipos de revestimentos muito econômicos e com prazo de vida previsto para cerca de 20 anos em média. Mesmo após esse tempo, o material ainda pode ser reciclado para obter uma nova forma de revestimento de borracha.

Ela ainda pode ser usada para gerar produtos como artigos de decoração, mosaicos, cestos, tapetes de carros, solas de sapato, câmaras de ar, materiais de limpeza, inúmeros componentes e ferramentas para o setor industrial e de elétrica. Em algumas localidades, a borracha é usada na mistura de outros materiais de construção como cimento e concreto, para pavimentação de ruas, rodovias e estradas.

A reciclagem proporciona uma utilização mais racional dos recursos naturais não renováveis e uma redução na poluição da água, do ar e do solo. Para a indústria, a reciclagem pode apresentar a vantagem de diminuir os custos nos processos produtivos.

Fonte: Pensamento Verde

Sem Comentários

Postar um Comentário